Eleições na França - François Hollande e o presidente francês Nicolas Sarkozy disputaram o segundo turno da eleição presidencial.


Pesquisas de boca de urna realizadas após as eleições na França indicam que o socialista François Hollande e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, vão para o segundo turno da eleição presidencial, que ocorrerá no dia 6 de maio. Segundo o  jornal francês Le Monde, o socialista obteve 28,4% dos votos, enquanto o atual presidente conquistou 25,5%.
Foto: APHollande deixa local de votação em Tulle, na França
Marine Le Pen, candidata da extrema-direita, obteve 20% da preferência dos eleitores segundo a pesquisa, enquanto Jean-Luc Mélenchon, da frente de esquerda, conquistou 11,7%. O centrista François Bayrou, que nas últimas eleições presidenciais ficou em terceiro, amargou um quarto lugar, com 8,5%.
Anteriormente, segundo previsão divulgada pela imprensa belga, o socialista tinha vencido o primeiro turno, com 27% dos votos, contra 25% de Sarkozy.
O resultado das pesquisas realizadas neste domingo acompanha as previsões realizadas nos últimos dois meses, de que Hollande e Sarkozy seriam os candidatos, que dentre os dez que concorreram, levariam a disputa para o segundo turno.
A participação das urnas foi considerada alta, chegando a 80,3% dos eleitores às 19h locais (14h de Brasília), de acordo com o jornal francês Le Monde. Na última eleição presidencial, cinco anos atrás, houve recorde de participação, com 84% dos eleitores nas urnas.
As eleições na França podem ter implicações significativas para a Europa e o euro uma vez que o bloco passa por um momento marcado pela crise econômica e desemprego.
Sarkozy, que ocupa a Presidência desde 2007, prometeu reduzir o grande deficit orçamentário francês e combater a evasão fiscal. Ele também defende um ato chamado Buy European (Compre Produtos Europeus) para contratos públicos e ameaçou tirar a França da zona migratória comum europeia, alegando que alguns países-membros não têm feito o bastante para conter a imigração de não-europeus.
Já Hollande prometeu aumentar impostos sobre grandes corporações e pessoas que ganham mais de 1 milhão de euros por ano. Também defendeu um aumento no salário mínimo, a contratação de mais 60 mil professores e a redução na idade para aposentadoria de alguns trabalhadores, de 62 a 60.
Se eleito, Hollande será o primeiro presidente esquerdista da França desde François Mitterrand, que cumpriu dois mandatos entre 1981 e 1995. Sarkozy seria então o primeiro presidente a não vencer um segundo mandato desde Valery Giscard d'Estaing, em 1981.
Salários, pensões, impostos e desemprego são apontados como as principais preocupações dos eleitores franceses na atual votação.
Votação
Neste domingo, Sarkozy votou no seleto 16º distrito de Paris na companhia de sua esposa Carla Bruni, enquanto Hollande cumpriu com seu dever eleitoral na cidade de Tulle, centro da França, juntamente com sua companheira Valérie Trierweiler.
Sarkozy, que votou logo depois de sua mulher, deixou o centro de votação sem dar declarações, limitando-se a cumprimentar seus partidários que o aguardavam na rua.
Já Hollande saudou as pessoas presentes na mesa de votação e depois iniciou um giro pelos outros centros eleitorais da cidade.
"Estou atento, mobilizado. O dia que começa vai ser um longo momento. É um momento importante", declarou Hollande depois de votar às 10h10 (05h10 de Brasília) na escola Marie Laurent de Tulle.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS