Você sabe o que é Rio+20? " Postagem na 2ª edição"



Com toda a certeza você já deve ter lido na internet ou visto na TV comentários a respeito da importância da conferência da ONU denominada Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20. Mas você faz ideia do que acontecerá durante esse evento?

Em julho líderes de aproximadamente 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reunirá para discutir como podemos transformar o planêta em lugar melhor para viver, inclusive para as gerações futuras, não é uma grande responsabilidade?

A ideia deste evento no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2007, fez a proposta para a ONU. Você sabe por que o evento recebeu o nome de Rio+20?

Por que a reunião acontecerá no Rio de Janeiro, 20 anos após a outra conferência internacional que tem        
objetivos muitos semelhantes a ECO 92, também promovida pela ONU.na capital fluminense, o evento rendeu a criação de vários documentos importantes como: Agenda 21, A Carta Terra, as Convenções do Climas e das Diversidades Biológicas. Alem de ter consagrado uma menina de acredite-apenas 12 anos.

Trata-se da pequena canadense Severn Suzuki, fundadora do Movimento Eco-Organização Ambiental das Crianças, que ficou marcada na historia da ECO 92 ao juntar dinheiro junto com três amigos MichelleQuigg, Vanessa Suttie e Hargan Geisler- para viajar para o Brasil e falar para os mais importantes líderes do planeta. Na época. um discurso para lá de emocionante, a menina pediu aos adultos mais respeito pelo mundo que eles iriam deixar  para eles e para suas futuras gerações.

Vinte anos depois a Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir, mas pensando em alternativas para diminuir os impactos humanos na terra que não é responsabilidade apenas dos governos: É nossa também.  Afinal, todas as atitude que tomamos no dia a dia, do tempo em que levamos para escovar os dentes, do tempo que demoramos no banho, os meios de transportes que usamos e as matérias primas e o modos de produção dos produtos do nosso consumo. Tudo isso tem um grande impacto sobre a natureza.

Por isso que no mesmo tempo que será realizada a Rio+20 acontecerá simultaneamente um evento denominado Cúpula do Povo: Um evento que acontecerá com debates, palestras e uma porção de outras atitudes sobre os mesmos temas que da ONU, mas serão promovidos por grupos da sociedade civil como ONGS e empresas.

A ideia é que todos os setores da sociedades discutam ao mesmo tempo uma forma de transformar o planeta  em um local para melhor vivermos.

        (Assistam ao vídeo abaixo da Suzuki na ECO 92)




Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS