EVENTO MARCA CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLECENTES , A SEMANA DO ENFRETAMENTO SOBRE VIOLÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLECENTES FOI REALIZADO COM O PROPÓSITO DE CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO DE CABO FRIO



 
No sábado (18/5), foi comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Cabo Frio, o evento sobre a “Semana do Enfrentamento da violência sexual Contra Crianças e Adolescentes” aconteceu na quinta-feira (16/5), na Praça Porto Rocha, em uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social.



No local, foram fornecidas à população de Cabo Frio informações sobre como se deve proceder em casos de abuso, exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento enfatizou a questão da importância da denúncia contra toda família em que houver qualquer situação suspeita ou confirmada, pois o silêncio acaba por omitir casos em que acontece a violência e nenhuma providência é tomada .
 
De acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069, de 13/07/1990), que dispõem sobre a proteção da criança e do adolescente, quaisquer formas de maus-tratos devem ser punidas com penalidades não apenas para os que praticam esses atos , mas também para os que se omitem.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DEPSE) da secretaria de Assistência Social, Marcia D’Alencourt, um dos objetivos do evento foi também sensibilizar a cada cidadão cabofriense sobre direitos e deveres.

– Qualquer pessoa deve denunciar uma situação de violência contra crianças e adolescentes assim que tome conhecimento, para que as autoridades competentes possam exercer as medidas protetivas compatíveis à situação logo que verificada – explicou Marcia.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Viviane Rose Pereira de Souza Ferreira, o evento serviu para mobilizar a sociedade, principalmente para informar sobre o serviço “Disque 100”, oferecido pelo Governo Federal; e para esclarecer as funções do Conselho Tutelar.

– É fundamental conscientizar a população sobre a importância destas denúncias para que possamos ajudar nossas crianças, adolescentes e seus familiares a superar situações de violências vividas. Além disso, será realizado também o “CREAS Itinerante”, que terá o objetivo de ir uma vez por mês às praças, com a finalidade se aproximar da comunidade – explicou Viviane.

Texto: Simone Almeida | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social
Fotos: Divulgação | Secretaria Municipal de Assistência Social 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS