HOJE 22/05,SAÚDE PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SAÚDE OCULAR PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, EVENTO FEITO EM PARCERIA COM A SEME, NO CENTRO DE ESTUDOS NATÁLIA CALDONAZZI


i
 
O secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Demócrito Azevedo, médico oftalmologista, estará nesta quarta-feira (22/5), às 17h30, no Centro de Estudos Natália Caldonazzi, no Portinho, promovendo um curso de capacitação em acuidade visual para os professores da rede municipal de ensino. A estratégia faz parte do programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo Governo Federal, que este ano traz como tema da Semana de Mobilização Saúde na Escola, o cuidado com a saúde ocular dos alunos das escolas da rede pública.

- Os problemas de visão atrapalham em muito o desempenho acadêmico dos alunos, e por isso, pais e professores devem sempre estar atentos para ver se os alunos apresentam sintomas como dor de cabeça, olhos lacrimejantes e irritados, entre outros, disse o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Demócrito Azevedo.

Outros sintomas que podem ser observados são os seguintes: inclinação persistente de cabeça, piscar contínuo dos olhos, desvio ocular (olho estrábico), testa franzida, secreção nos olhos, crostas nos cílios, sensibilidade excessiva á luz e alterações pupilares. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 22,9% dos casos de abandono escolar são ligados a problemas de visão que os alunos apresentam. 30% das crianças possuem algum tipo de doença nos olhos e 20% dessas precisam de óculos.


- Tudo isso atrapalha o aluno no momento de ler, de fazer suas tarefas, de copiar do quadro, de prestar atenção na aula e assim por diante – explica o médico oftalmologista.

Durante a capacitação, realizada em parceria com a secretaria Municipal de Educação, os professores receberão orientação de como encaminhar os estudantes para que eles possam realizar o exame de acuidade visual que deve ser feito por pessoas adequadamente habilitadas e serve para identificar possíveis distúrbios de refração e estrabismo, verificando se os alunos necessitam de óculos.

- Todos esses problemas podem ser corrigidos com óculos, lentes ou cirurgias, mas quem irá indicar corretamente o que fazer em cada caso é um especialista, disse o médico.

Os alunos que serão encaminhados prioritariamente ao oftalmologista serão os que apresentarem acuidade visual (com correção) inferior a 0,1, quadro agudo (apresentando os sintomas e sinais mencionados anteriormente) e trauma ocular recente.

Os alunos que apresentarem acuidade visual (com correção) inferior ou igual a 0,7, estrabismo, diabetes e outros sintomas oculares receberão um encaminhamento regular.  Com isso, espera-se ajudar o desenvolvimento escolar, diminuir a evasão escolar, prevenir problemas visuais e melhorar a qualidade de vida dos alunos na rede pública no Ensino Fundamental e Médio.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Divulgação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS