PREFEITURA DE CABO FRIO AJUDA PEQUENOS PRODUTORES A VACINAR SEU REBANHO



Doação de 3 mil doses do medicamento começa na próxima segunda-feira para 145 produtores

Manter o município de Cabo Frio sem registro de Febre Aftosa e dentro dos padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Com esse objetivo, o prefeito Alair Corrêa determinou que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento faça a doação de 3 (três) mil doses para os 145 pequenos produtores da área rural de Cabo Frio.

De acordo com José Faustino Junior, Secretário de Agricultura e Abastecimento de Cabo Frio, técnicos e agentes municipais começam a recadastrar os produtores na próxima segunda-feira, dia 13, e a distribuir as vacinas para animais com idade entre zero até adulto.  O prazo para vacinar os animais termina no final de maio.

Cabo Frio tem rebanho com cerca de 30 mil cabeças de gado entre leiteiro e de corte de acordo com dados da Emater. A obrigação de vacinar é do produtor que precisa cumprir exigência do Ministério da Agricultura-, explica o secretário.

Com o novo recadastramento, a prefeitura pode planejar as ações de políticas públicas para o setor de agricultura e abastecimento.

A vacina contra febre aftosa é obrigatória e sem a comprovação da aplicação do medicamento o produtor fica impedido de vender ou transportar os animais porque dependem de autorização do Núcleo de Defesa Animal do Estado.  O secretário José Faustino explica que o produtor precisa da GTA-Guia de Transporte Animal.  Sem a documentação em dia os animais podem ser apreendidos. Diferentemente da imunização realizada em novembro do ano passado, agora todos os bovinos deverão ser vacinados, independentemente da idade. O Estado do Rio de Janeiro está há 16 anos sem o registro de Febre Aftosa em seu rebanho aponta estudos da secretaria de agricultura do estado.

Dados da secretaria municipal indicam que em apenas dois meses, cerca de 146 animais, entre bois, cavalos, porcos e cabritos foram apreendidos por estarem soltos nas ruas e estradas em Cabo Frio.

Animal na pista é um perigo constante e ameaça a vida das pessoas. Por isso, pedimos atenção redobrada dos donos de animais para que cuidem dos bichos-, alerta.

Na primeira apreensão, o proprietário do animal paga uma taxa de R$ 100 para retirar o bicho. Na segunda apreensão a multa dobra para R$ 200 e na terceira vez o dono perde o animal que fica retido na Fazenda Campos Novos e depois é encaminhado à órgãos do estado.    

População pode denunciar animais soltos pelo telefone (22) 2625-6162 no horário comercial.  

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS