SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CABO FRIO PARTICIPA DE FÓRUM NACIONAL DA UNDIME, ELENICE MARTINS E CELMA ROSA REPRESENTAM O MUNICÍPIO NAS PALESTRAS E DEBATES PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO



No período de 14 a 17 de maio acontece o 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), no município de Mata de São João (BA). A expectativa é de que mais de mil Dirigentes Municipais de Educação (DME) e educadores de todo o país participem do Fórum. A secretária municipal de Educação de Cabo Frio, professora Elenice Martins, e a subsecretária, professora Celma Rosa, estão representando o município.

Com certeza, este ano será de muitos desafios para a maioria dos Dirigentes Municipais de Educação e também para a Undime. Isso porque, chega a 70% o índice de novos prefeitos e também de novos dirigentes neste primeiro ano da gestão. Sendo assim, os temas a serem tratados no Fórum terão o DME como protagonista.

Para a Undime, o momento também será de renovação, já que na oportunidade será realizada a eleição dos novos membros que irão compor a diretoria executiva e o conselho fiscal para o biênio 2013-2015.

Durante os quatro dias do Fórum as conferências, palestras e mesas-redondas debaterão as seguintes temáticas considerando a perspectiva do Dirigente: avaliação da educação básica e os indicadores educacionais na perspectiva do Inep; garantia do acesso da permanência, da aprendizagem e da conclusão da Educação Básica na idade certa; articulação com o terceiro setor; gestão da rede ou do sistema municipal de ensino; processo de construção da Conae 2014 e do Plano Nacional de Educação (PNE); políticas e programas do FNDE, da Secretaria de Educação Básica e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; valorização dos profissionais de educação com formação e carreira; políticas educacionais para inclusão na perspectiva da Secadi; políticas de articulação para a construção do sistema nacional de educação na perspectiva da Sase; gestão do direito à educação e ao conhecimento; e financiamento da educação.

Os participantes do Fórum também terão a oportunidade de ter acesso a informações sobre políticas públicas e programas oferecidos pelo Governo Federal, com as “salas de atendimento institucional”. Nestes espaços, o DME poderá verificar a situação de seu município ou verificar como ingressar nos programas e projetos da área educacional. Serão convidados a participar das salas: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Secretarias do Ministério da Educação (SEB, Secadi, Sase).

Além das salas de atendimento institucional, haverá estandes dos parceiros da Undime: Unicef, Fundação Itaú Social, Instituto Natura, Fundação SM, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Ação Educativa e Conviva Educação.

Texto: Romulo Tardelli | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS