CASA ARTESANAL DÁ DIGNIDADE AOS ARTESÃOS DE CABO FRIO




Com a realização da casa os profissionais passaram a ter mais visibilidade e a vender mais

Idealizada pela Prefeitura de Cabo Frio por meio da Coordenadoria de Artesanato, a Casa Artesanal, além de ser um ponto turístico na cidade, também é um local de exposição e venda do artesanato cabofriense. Aberto à visitação todos os finais de semana, a casa mostra à sociedade o conceito do verdadeiro artesanato que pode ser usado como decoração de qualquer ambiente e ainda esquenta a economia da cidade.

Os artesãos da cidade ganham destaque e tem um espaço só deles. No local, os visitantes podem conferir diversos tipos de artesanato para toda a casa, desde o quarto do bebê até o uma deliciosa cozinha. As peças são personalizadas e confeccionadas com muito carinho. A ideia é mostrar essa arte cabofriense de forma mais harmoniosa e cheia de requinte.

– Nós temos uma decoração diferenciada para todos os ambientes que compõem uma casa, um escritório, um hotel. O que nós queremos mostrar é a variedade de trabalhos artesanais que podem servir tanto para o uso pessoal como para decoração, e tirar aquele conceito de feirinha que o turista está acostumado – afirma Vânia Carvalho, coordenadora de Artesanato.

Hoje, o espaço conta com 25 artesãos do município. Vitória Mayer trabalha há seis anos com artesanato com canos de PVC. Através das mãos da artesã, a matéria prima, se transforma em uma linda luminária.

- Essa arte é muito legal, porque ninguém acredita que vou fazer lindas luminárias com esses canos. E faço personalizados também, conforme o cliente escolhe – conta Vitória.

Segundo a artesã, com a Casa Artesanal, seu trabalho ficou muito mais valorizado e como vive do artesanato a renda em casa melhorou muito.

- Trabalho junto com meu marido e meu filho, vivemos dessas luminárias, desses artesanatos. Depois que comecei a expor na Casa Artesanal a renda familiar melhorou muito porque o espaço favorece a valorização de nossas peças – explica Vitória.

Maria Inês também faz parte do grupo de artesãos que participam da Casa Artesanal. Ela está se recuperando de um câncer e afirma que ter um espaço onde se dedique ao trabalho e junto a isso cultivar novas amizades, ajudou em sua recuperação.

- Na verdade eu vim a convite da Vânia para expor no Natal, eu gostei e fui ficando. Hoje, funciona como uma terapia e me auxilia, na parte emocional para eu enfrentar e seguir em frente na minha recuperação – conta Maria Inês.

Todo artesão cabofriense pode aproveitar este lindo espaço para divulgação de seu trabalho. Basta o artista comparecer à Casa Artesanal, no horário de funcionamento, e apresentar comprovante de residência.

A Casa Artesanal fica na Rua Carlos Mendes, s/nº, no Jardim Caiçara e fica aberta ao público para exposição e vendas de sexta a domingo, das 16h às 22h.


Texto: Aretuza Maia

Fotos: Divulgação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS