CIDADE DE CABO FRIO QUALIFICA TAXISTAS EM PARCERIA COM IFF E IPHAN



Com a cidade cada vez mais procurada pelo turismo internacional a prefeitura de Cabo Frio amplia programas de capacitação para diversos setores. Nesta terça-feira (1/7), o prefeito Alair Corrêa entregou os certificados para 15 motoristas de taxis da cidade. Os taxistas participaram do curso de qualificação profissional com extensão voltada para o turismo, “O Taxista e a Atividade Turística”.

 – A qualificação de nossos taxistas está sendo muito importante, inclusive agora neste período de Copa do Mundo.  É necessário que estejam preparados para receber bem não apenas os turistas, mas também os moradores da cidade – disse o prefeito, lembrando aos profissionais que o município precisa ter taxistas bem-humorados, bem informados e, inclusive, poliglotas, incentivando outros taxistas a se inscreverem no próximo curso de capacitação.

 O presidente do Sindicato dos Taxistas de Cabo Frio, José Mário, disse que a categoria estava contente com a conquista.

 – O momento é de celebrar mais esta vitória, que em parceria com a Prefeitura, buscamos fazer esses cursos de aperfeiçoamento e é com orgulho que estamos recebendo hoje esses certificados.

 Rita de Cássia de Almeida Gomes, que trabalha na praça da Rodoviária, foi a única mulher que participou do curso e agradeceu ao prefeito pela oportunidade.

 – Para muitos taxistas, esta é a primeira vez que recebem um diploma. Obrigada pela confiança, prefeito Alair Corrêa – disse.

 A turismóloga Vanina Navega ressaltou que com o crescimento do Turismo no Brasil, a demanda por serviços tem aumentado para o taxista. Mas, muitos ainda não se deram conta de como é importante possuir informações para repassar aos passageiros turistas durante as corridas.

 “Quando o turista chega a uma cidade, geralmente, a primeira recepção é feita pelo taxista. E a maneira como o taxista recepciona o turista é decisivo para que ele queira voltar”, comentou o superintendente da secretaria de Turismo, Aldenir Soares.  

 - Além de o taxista ser o cartão de visitas de muitos turistas que chegam à cidade, eles também atendem a nossa população que agora vão poder contar com mais informações sobre a nossa história e disseminá-la, o que é fundamental para a sensação de pertencimento necessária para respeitar e cuidar dessa cidade. Estamos ouvindo: "Eu agora conheço minha cidade" e nos enobrece, comemora Soares.

 O curso da Prefeitura de Cabo Frio foi desenvolvido pelas secretarias de Turismo (Sectur) e de Transportes (Sectrans) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), campus Cabo Frio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Sindicato dos Taxistas.

 As aulas foram ministradas por professores qualificados do IFF como Adriana Braga, Karla Macedo, João Christóvão, Jaunilson da Cruz, Germano Rangel; a arqueóloga Claudia Maia, do Iphan, e da responsável do órgão na região, Gabriela Silgueiro

Texto: Telma Flora
Foto: Alvaro Neves

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS