COM A PALAVRA O EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CABO FRIO DIRLEI PEREIRA: A LUTA NÃO FOI EM VÃO!!


                      _Foram 8 meses de intensa batalha à frente da Saúde e um fardo quase insuportável do ponto de vista humano. Não foram poucas as vezes que me senti fraco, caminhando só por uma estrada cheia de espinhos, além das serpentes venenosas que a todo instante eram colocadas pelos inimigos. 

                         _Mas eles se esqueceram de dois detalhes que fizeram toda diferença. Nos Evangelhos Jesus diz: Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Esqueceram também que vivi toda a minha infância e adolescência num lugar chamado Surucucu, uma cobra extremamente venenosa. Sou igual a cavalo de raça: meu organismo desenvolve anticorpos contra veneno de serpente, sobretudo as camufladas.

                  _Nunca na história de Cabo Frio um secretário municipal sofreu linchamento público de tamanha proporção. Contra mim se mancomunaram vários segmentos retrógrados, visceralmente corporativistas. Tais forças, sobejamente conhecidas como do mal, tinham um só intento: interromper a faxina ética que vinha fazendo, e que visava acabar com a orgia há anos dominante no setor. 

                       _Vícios arraigados são como uma epidemia, como uma peste, como um flagelo, que se não combatidos à tempo e à hora, podem causar dor, sofrimento e até mesmo a morte.

                        _Meus algozes reclamavam, não porque faltassem exames ou medicamentos ou médicos nos hospitais. Protestavam aos brados porque, segundo eles, eu não os recebia. Mas, o que tanto desejavam falar comigo, à portas fechadas, que não pudessem revelar nos microfones, nas tribunas ou ao telefone? A verdade é que eles são como sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro é só podridão. Assim como o profeta Neemias, que enquanto reconstruía os muros de Jerusalém não perdeu tempo com emissários dos inimigos, também não perdi tempo com eles, porque eu estava fazendo uma grande obra. 

A luta não foi em vão.

                    _À brava e valorosa equipe que me acompanhou nessa missão, agradeço e homenageio, por me tolerar numa jornada de trabalho de mais 15 horas, diariamente, jornada que nunca terminava antes das 10 da noite, e não raras vezes até a meia noite. 

A luta não foi em vão.

              _Aos amigos que me indagam se teria valido a pena tanto sacrifício, e agora sair, respondo que valeu. A terra foi arada, a semente que foi plantada está germinando e logo os frutos virão. E aquele que começou a boa obra é fiel e justo para completá-la.

           _As agressões e fofocas de que fui vítima, foram todas orquestradas por aqueles cujos interesses ocultos e inconfessos eu contrariava. Mas também em relação a eles não guardo ressentimentos e por uma simples razão: eu não buscava reconhecimento de homens. Fui para a Saúde em obediência à vontade do Eterno e saio de lá debaixo da vontade Dele. É como disse Jó, no auge do sofrimento: Deus deu, Deus tirou. Louvado seja o nome do Senhor.

                      _Deus usou amigos para falar comigo que era chegada a hora de sair. Um deles, que chegou a brigar com o prefeito por ter me colocado na Saúde, foi o primeiro a me parabenizar, quando soube da minha saída. Mas descobri, que Deus usou também aqueles que tanto me humilharam nas tribunas e nos microfones. Só me dei conta disso, quando alguém me fez lembrar que Deus usou uma mula para falar com Balaão. Pois é, Deus usou algumas mulas para falar comigo que era hora de sair.

A luta não foi em vão.

                           _Em 8 meses estruturamos a Saúde para a partir de agora dar um salto na qualidade dos serviços e, sobretudo, na humanização.
Realizações

                           _5 milhões em equipamentos de última geração destinados às unidades da Atenção Básica, fruto de Emendas Parlamentares, já em licitação;


                _Sistema Eletrônico para o Faturamento com Estimativa de aumento da receita de 40% já em 2015;

                _Agendamento de Consultas nos ESFs, implantado inicialmente em 13 unidades já plena atividade.

                _Controle Eletrônico de Autorização de Exames, já em fase de teste no PAM;

                _Aquisição, com recurso federal, de 161 computadores completos. Já licitado.

                _Automação do Atendimento Médico, com prontuário e Receita Eletrônicos;

                _O eficiente trabalho de prevenção à dengue, reduziu drasticamente o número de casos em comparação aos últimos anos;

                _O Planejamento Estratégico do Atendimento na Alta Temporada, reduziu as reclamações a números insignificantes;

                 _Instalação de Unidades de Pacientes Graves (UPG) em Jardim    Esperança;

                _Conclusão das Obras do Centro de Reabilitação do Portinho,  estando pronto para funcionar;

               _Melhorias no PAM, dando dignidade ao atendimento;

               _Mutirão Oftalmológico, que reduziu drasticamente a demanda         por atendimento fora de domicílio;

                _Campanha inédita de doação de sangue por parte dos                    funcionários da Rede;

                 _Assumimos a Gestão Plena da Saúde, sem traumas, podendo a partir de agora exigir qualidade e humanização do atendimento da parte dos prestadores.
    
               _Praticamente zeramos as reclamações relacionadas a Exames         e Consultas com Especialistas. As enormes filas formavam diariamente na frente da secretaria, viraram coisas do passado.


             _Lembro do discurso do prefeito Alair Corrêa quando da minha posse, dizendo que minha principal missão era quebrar a espinha dorsal da saúde privada. Missão cumprida. Acabou o tempo em que o secretário de saúde assinava o cheque numa ponta e, na outra, como empresário, recebia o cheque que assinou. 

A luta não foi em vão.

               _Como disse o apóstolo Paulo, combati o bom combate. Entrei na saúde pela porta da frente, saio pela porta da frente. Entrei de cabeça erguida e saio de cabeça erguida. Entrei com as minhas mãos limpas e saio com as minhas mãos absolutamente limpas, alvas, sem manchas e sem máculas.

                _O papa Francisco diz que Deus dá aos melhores soldados as mais difíceis missões. 






_Que venha a próxima missão!

Comentários

Jaderson disse…
Que pena que vc saiu pois sei que vc é humano e realmente se dedicava ao que lhe competia se dedicando além do que lhe cabia, poucas pessoas são assim, que realmente visão o bem estar e o melhor atendimento da população e não usou seu cargo para tentar persuadir, as pessoas como troca de favores em votos futuros como muitos fazem, e a população que se deixa ficar a mercê desta escória, que muitas das vezes se dizem serem homens ou mulhrres do povo, ou eleito pelo povo e tal...
Deixo aqui meus votos para vc Dirlei Pereira II, de confiança e carinho, pois sei que seu trabalho foi justo e sincero.
A maior virtude de um homem é poder andar, falar e ser de moral inabalável e para mim vc tem essa virtude, coisa rara hj em dia.
Um abraço do seu amigo Jaderson Mendes.

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS