ESCOLAS DE CABO FRIO RECEBEM O "PROJETO GAROUPA", PATROCINADO PELA PETROBRÁS PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

 Exibindo 2014-06-26 12.11.38.jpgExibindo 2014-06-27 11.07.36.jpgExibindo 2014-06-27 11.08.23.jpg
Proteger e recuperar as populações de Epinephelus marginatus – as Garoupas Verdadeiras: Esse é o principal objetivo do “Projeto Garoupa”, que agora chega às escolas de Cabo Frio, em parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), através do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE).

O principal objetivo do projeto é, por meio da Educação Ambiental, estimular a consciência critica dos estudantes para a importância da preservação da espécie e, assim, atingir também as famílias, já que muitas comunidades locais são de pescadores, que usam a pesca como fonte de renda principal, ou mesmo que praticam a pesca esportiva.

A Garoupa Verdadeira, apesar de poder atingir tamanhos enormes, chegando até mais de um metro e meio, é um peixe fácil de ser capturado, principalmente por arpão, já que tem nado tranquilo e é inofensivo. Habita ambientes rochosos e possui alta fidelidade territorial. É também um peixe bastante conhecido, já que ilustra o verso da cédula brasileira de 100 reais. Devido a essas características, ele hoje está na lista das espécies ameaçadas de extinção – uma grande preocupação, já que está no topo da cadeia alimentar, sendo bastante importante para o equilíbrio do ecossistema marinho.

O “Projeto Garoupa” é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Desenvolve atividades participativas e inclusivas de Educação Ambiental de forma lúdica, realizando palestras e atividades culturais nas unidades escolares municipais de Cabo Frio que atendem ao 2º segmento do Ensino Fundamental. De acordo com o coordenador de Educação Socioambiental, professor Luiz Felipe Oliveira, a Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho foi a primeira a ser contemplada, e a expectativa é de que até o final deste ano o projeto tenha visitado outras 20 escolas.

– A proposta é tratar a educação ambiental na perspectiva da importância da conservação de recursos marinhos, da preservação da biodiversidade e da consciência ambiental. Além disso, o projeto vai contribuir significativamente com a proposta pedagógica de cada unidade escolar no que diz respeito às questões ambientais de forma divertida e assim promete atrair a atenção da garotada – explica.

Para a secretária de Educação, professora Elenice Martins, desenvolver o Projeto Garoupa nas escolas de Cabo Frio será um ponto valioso para o trabalho de preservação.

- A participação de nossos alunos será essencial para mudar hábitos através da formação de uma consciência ecológica, já que eles se transformam em agentes multiplicadores e atuam na conscientização de amigos e familiares. Afinal, é na Educação que podemos ter esperança de um futuro melhor e de um Planeta mais sustentável e seguro.

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Gilberto Verdade

 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS