HOSPITAL DO JARDIM ESPERANÇA GANHA MELHORIAS PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO. HMOCS CONTABILIZA 48 MIL CONSULTAS REALIZADAS EM 2013 SENDO MAIS DE 11 MIL SOMENTE PARA CLÍNICA GERAL

 
Apenas em 2013, o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, que fica no Jardim Esperança realizou mais de 48 mil consultas no ambulatório em diversas especialidades como neurologia, pediatria, oftalmologia, dermatologia, angiologia, pneumologia, entre outras. Só para clínico-geral foram marcadas mais de 11 mil consultas.

Algumas especialidades tiveram o quantitativo de vagas aumentado. Um exemplo foi a Pediatria que passou a contar com 230 vagas por semana. A unidade de saúde também passou a disponibilizar vagas para consultas com oftalmologistas, que antes não eram realizadas no hospital.


No final do ano, a Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria Municipal de Saúde entregou aos moradores do bairro, uma Unidade para Pacientes Graves (UPG) com três leitos instalados. O novo serviço reforçou o atendimento a pacientes graves que precisam de um tratamento imediato. Também conhecido como Box de Emergência, nele os pacientes são monitorados 24 horas e atendidos por uma equipe de médicos intensivistas, especialistas que trabalham em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).

- Damos todo o suporte. Quanto mais rápido e preciso o atendimento, melhor as chances de o paciente sobreviver. Estamos humanizando os serviços prestados – explicou o prefeito Alair Corrêa.

De acordo com a médica Mara Cortat, uma das responsáveis pela instalação da UPG, a unidade possui sala de emergência, mão de obra especializada e tecnologia de ponta. A sua infraestrutura é dotada de expurgo, estar médico, rede de oxigênio, ar comprimido e a vácuo.

- Os usuários também dispõem de aparelhos modernos para monitoração cardiovascular, respiradores e microprocessadores que têm a função de fazer a respiração artificial – completou a médica.

O Hospital do Jardim Esperança também passou por obras de melhorias com uma nova recepção e mais leitos na enfermaria para internação. A Secretaria de Saúde de Cabo Frio também realizou, nos meses de fevereiro e março, um mutirão de atendimento em diversas áreas da saúde para moradores do Jardim Esperança e bairros vizinhos. O objetivo foi dar agilidade e velocidade no atendimento aos pacientes, oferecendo à população do bairro a oportunidade de realizar diversos tipos de exames.

As ações aconteceram aos sábados com a realização de testes de glicose, além de aferição de pressão arterial, para diagnóstico de diabetes e hipertensão, exames de eletrocardiograma, consultas de pré-natal e exames de ultrassonografia.  Também foram realizadas palestras preventivas.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS