PRIMEIRO TUFÃO DA TEMPORADA DEIXA 38 MORTOS NAS FILIPINAS, SAIBA MAIS

Morador de área atingida recolhe destroços após passagem do tufão Rammasun pelas Filipinas




País asiático ainda se recupera da catastrófica passagem do tufão Haiyan, que deixou 7.300 mortos e mais de 28.000 feridos em novembro.


A passagem do tufão Rammasun pelas Filipinas, o primeiro da temporada, deixou 38 mortos, informaram as autoridades nesta quinta-feira, enquanto milhões de pessoas permanecem sem energia elétrica no país. Os fortes ventos, que atingiram até 170 quilômetros por hora, também deixaram muitas casas destruídas.

Segundo o ministro da Energia, Jericho Petilla, serão necessárias pelo menos duas semanas para reparar todas as instalações e conexões elétricas. O governo do país ordenou a centenas de milhares de pessoas que abandonassem suas casas, mas não foi atendido por boa parte da população.


"Temos que compreender as razões pelas quais muitos de nossos compatriotas se negam a obedecer as ordens de evacuação", afirmou o diretor de Defesa Civil do país, Alexander Pama. Como parte de uma operação batizada de "zero vítima", o governo retirou quase 400.000 pessoas de suas casas antes da chegada do tufão Rammasun ao arquipélago, na terça-feira à noite. Mas dezenas de filipinos morreram em acidentes como quedas de árvores e postes de energia elétrica. O número de vítimas pode aumentar, pois muitas áreas permanecem isoladas, especialmente no leste do país, advertiu Pama.






Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS