TURISMO COMEMORA AUMENTO DO FLUXO DE AERONAVES NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CABO FRIO





Localização privilegiada foi à tônica para receber 152 jatos executivos vindos principalmente dos Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e França.

Celebridades também passaram pelo aeroporto durante o período da Copa do Mundo.


O Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi uma das estrelas desta Copa Mundial 2014, recebendo diversas aeronaves com torcedores e jogadores estrangeiros, além de celebridades e até a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Desde o início da Copa, o terminal recebeu 152 jatos executivos vindos principalmente dos Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e França. As aeronaves das delegações da Holanda, Inglaterra, Chile e Bélgica também passaram pela cidade. Muitos torcedores que desembarcaram no aeroporto aproveitaram para conhecer Cabo Frio e outras cidades da região Costa do Sol, movimentando a economia local.  

De acordo com Kleber Meira, diretor geral da Libra Aeroportos, empresa que administra o terminal de Cabo Frio, durante o período de 12 de junho a 13 de julho, o terminal recebeu três aeronaves de delegação de futebol, 14 aeronaves de grande porte de passageiros, três aeronaves de grande porte de carga, 20 voos regulares de passageiros da Azul Linhas Aéreas, quatro voos extras da Azul Linhas Aéreas e 152 voos de aeronaves particulares (jatos executivos), sendo 112 voos domésticos e 40 internacionais. Segundo ele, este total não contempla os voos de helicópteros (offshore).

- O Aeroporto de Cabo Frio normalmente opera com três voos semanais para Belo Horizonte e Campinas, além de atender às plataformas da Bacia de Campos, com voos diários de helicópteros,mas a localização privilegiada fez com que se transformasse em um ponto de conexão para a indústria do petróleo.

Celebridades também passaram pelo Aeroporto Internacional de Cabo Frio durante este período. David Beckham, que acompanhou no Brasil a final da Copa do Mundo foi fotografado embarcando em um jatinho na manhã da última segunda-feira (14\7), no aeroporto de Cabo Frio. De acordo com uma agência de fotografia, o ex-jogador se precaveu antes de viajar comprando um lanchinho na cantina do aeroporto. Na companhia de Brooklyn, um de seus filhos, David Beckham voou para Londres, na Inglaterra, onde mora com a família.

E não foram somente os argentinos que decidiram de última hora vir ao Rio de Janeiro depois que a sua seleção se classificou para a final da Copa, no último domingo (13\7). Os alemães também desembarcaram no Aeroporto Internacional de Cabo Frio.

Morando no Brasil desde 1998, o alemão Armin Weichert, 51 anos, sonhava com a possibilidade de algum alemão desistir de vir ao Brasil para conseguir comprar um ingresso para a final no Maracanã, já que uma torcida organizada da seleção alemã fretou um avião para ir ao Rio ver a partida. Segundo Weichert, o avião chegou no sábado (12), trazendo torcedores de Frankfurt, que ficaram hospedados em Cabo Frio. 

O avião presidencial também pousou neste período no aeroporto. A presidente Dilma Rousseff esteve na Região da Costa do Sol no último dia 30 de junho para inaugurar um novo hospital em Saquarema.

Numa pesquisa realizada essa semana pela equipe técnica da secretaria de Turismo de Cabo Frio, com hotéis e pousadas do município foi constatada que a maioria dos estabelecimentos esteve com o percentual acima de 70% de ocupação.

- Fizemos a pesquisa do percentual de ocupação com os estabelecimentos de hospedagem no período de 11 a 13 de julho, ocasião em que Cabo Frio realizou o 19º Bikerfest e apresentou um percentual acima de 70% em 12 (doze) estabelecimentos. Segundo informações recebidas pelos hoteleiros, em virtude do mau tempo houve cancelamento de reservas, afirmou o turismólogo William Bruce, destacando que os bares e restaurantes também tiveram saldo positivo durante a competição.

Reforma e ampliação do aeroporto
Atento a esse crescimento do movimento em Cabo Frio, durante a baixa temporada, o prefeito Alair Corrêa observou que para à atividade do turismo ser eficaz e produzir incremento aos cofres públicos, ela precisa atrair demandas de todas as formas, seja por terra, ar ou mar.

- Em função de termos um dos melhores aeroportos do país, é natural que cresça essa demanda de voos inter-regionais ou internacionais, aumentando assim o número de visitantes na cidade. Incentivar os moradores de segunda residência a retornarem mais vezes ao destino, também é nossa intenção, destaca o prefeito que recentemente divulgou a ampliação do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Entre as obras previstas estão à construção de um novo terminal de passageiros e de nova pista de pouso e decolagem com 2.500 metros.
- Vamos tornar o aeroporto mais confortável e expandir a infraestrutura para deixá-lo mais competitivo no mercado regional. Essa ampliação do aeroporto já está provocando reflexos na economia, com a construção de novos hotéis e reforço na receita do município — disse o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, que iniciou as obras do aeroporto em 1997.

Em recente visita ao município, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, assinou o termo de convênio que delega o Aeroporto Internacional de Cabo Frio à prefeitura. O documento renova a outorga do aeródromo por mais 35 anos. 
- O Aeroporto de Cabo Frio é um exemplo de administração privada – a única no país – conquistada graças à visão do prefeito Alair Corrêa que construiu o aeroporto e terceirizou a administração, afirmou Moreira Franco.

O prefeito informou que através do decreto nº 5.159, de 18 de junho de 2014, foi instituído, sem aumento de despesa, na secretaria de Indústria e Comércio, Trabalho e Renda, a SUPIAE - Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária -, destinada a supervisionar, coordenar e executar as atribuições pertinentes à delegação da exploração do Aeroporto de Cabo Frio.
- Esta superintendência irá dotar e prover direta ou indiretamente, o aeroporto de todas as instalações e serviços necessários ao seu perfeito funcionamento, bem como de serviços de proteção ao voo e suas instalações, obedecidas as normas e instruções emanadas do Departamento de Controle de Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica – DECEA esclareceu o prefeito.

Texto e fotos: Telma Flora | Assessora de Imprensa

Secretaria de Turismo de Cabo Frio

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS