CHUVA DE METEOROS PODERÁ SER VISTA A OLHO NU NESTA TERÇA- FEIRA, ESTRELAS CADENTES ATINGIRÃO SEU AUGE NA MADRUGADA DE HOJE, SAIBA DETALHES

  (Foto: wikimedia commons)

Depois da maior Lua Cheia dos próximos 20 anos surgir no domingo, 10, uma chuva de meteoros passará pela Terra. O cinturão de fragmentos Perseidas encontrará o céu do nosso planeta na madrugada de hoje, 12, e de quarta-feira, 13.
Segundo especialistas, o evento poderá ser visto a olho nu no nosso país. Se você estiver em uma cidade menos iluminada e com paisagens que permitam uma maior visualização do céu, terá maior facilidade para vivenciar o fenômeno.

 Para os estados das regiões Norte e Nordeste, a chuva de meteoros será vista com maior intensidade, já que ela se origina da constelação do Perseu, cuja localização fica mais próxima do horizonte no norte do Brasil. Separamos boas dicas para a observação das estrelas cadentes nessamatéria aqui!

A chuva dos Perseidas acontece todos os anos, sempre durante julho e agosto. Os detritos do cometa Swift-Tuttle 1862 III atingirão o seu pico de exibição, quando cerca de 80 meteoros riscarão o céu na madrugada de hoje, provavelmente após as três da manhã. Os fragmentos rochosos possuem o tamanho de um grão de areia ou de uma ervilha e o atrito ocorrido após a entrada na atmosfera terrestre faz com que essas partículas incandesçam, dando a impressão de riscos no céu.

Além disso, o evento também conterá o que são chamados de EarthGrazers, meteoros que correm o caminho contrário. De forma mais lenta – e bonita –, esses singulares corpos celestes sobem partindo do horizonte em direção ao ponto mais alto do céu, garantindo um belo fenômeno.

Contudo, astrônomos temem que a Lua, que ainda está próxima, possa ofuscar a chuva de meteoros para os observadores em regiões de céus menos limpos. Para os cientistas, menor a luminosidade, maiores as chances de uma melhor visão das estrelas cadentes. 
FONTE:http://revistagalileu.globo.com/

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS