PREFEITURA DE CABO FRIO APOIA EXPOSIÇÃO SOBRE O HISTORIADOR MARCIO WERNECK




O evento começa nesta sexta-feira (15/08) no Charitas

A partir do dia 15 de agosto, o escritor e historiador, Marcio Werneck, será o tema da exposição que acontecerá no Charitas – Museu e Casa de Cultura José de Dome - na Sala Vitorino Carriço. Intitulada “Vida e obra de Marcio Werneck”, a mostra ficará aberta ao público até o dia 15 de setembro, e promete reunir diversas ações em memória do pesquisador, que dedicou boa parte da sua vida a diversos estudos sobre a história do Brasil e da Região dos Lagos, especificamente de Cabo Frio e Búzios. 

Todas as etapas da exposição contam com um rico material ilustrativo, incluindo fotos - muitas das quais ainda inéditas para o público -, cartazes e reportagens sobre o historiador e sua pesquisa. A exposição terá, ainda, um cantinho montado com o objetivo de transpor o visitante ao escritório do pesquisador, que ficava na casa onde residiu à Rua Francisco Paranhos, no bairro da Vila Nova, em Cabo Frio.

A exposição é a primeira das ações para viabilizar o acesso amplo a esse acervo, de extrema importância histórica e cultural para a região, e também homenagear os 70 anos de Marcio Werneck. O evento tem apoio da Prefeitura de Cabo Frio. O Charitas fica na Avenida Assunção, 885, no Centro de Cabo Frio. Funciona de terça a domingo, das 14h às 19h, e sábados, domingos e feriados até às 20h, com entrada gratuita. 

ACERVO MÁRCIO WERNECK – É resultado de cerca de três décadas de pesquisa especializada nas áreas da pré-história, história, geografia, biologia, ecologia, arte, cultura, além de uma vasta iconografia do estado e da região. Contém, aproximadamente, 1.500 livros, 250 encadernações, 400 pastas suspensas, 3.000 fichas, 700 edições de jornais, mapoteca com 82 mapas coloridos, 2.000 fotografias das cidades e 160 fitas cassetes de entrevistas com personalidades de Cabo Frio e Búzios e, ainda, 1.500 negativos e 700 slides 



Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS