PREFEITURA DE CABO FRIO PARTICIPA DA NOVA FORMATURA DO PREOED EM CABO FRIO; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E POLICIA MILITAR JUNTAS NA LUTA CONTRA AS DROGAS



A Prefeitura de Cabo Frio e o 25º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizaram mais uma cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), desenvolvido pela PM do Estado do Rio de Janeiro. Dessa vez foram 368 alunos do 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, de cinco escolas da rede municipal de Ensino que também estão prontos para dizer não às drogas.

A cerimônia de formatura aconteceu com a presença de familiares, equipe das escolas envolvidas, do vereador Fred Araújo, e da diretora do Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE), professora Patrícia Freitas, além da equipe do 25º Batalhão de Polícia Militar responsável pela aplicação do PROERD em Cabo Frio.

Durante o evento, os alunos ganharam blusas, bonés e ainda foram entregues duas bicicletas às alunas que produziram as melhores redações sobre o programa: uma foi para a aluna da Escola Municipal Luiz Lindemberg, Victória da Costa Sant’Ana, que fez a redação com o título Vida sem drogas é mais saúde”. A outra aluna que voltou pedalando foi a Natashia Grobler Botelho, da Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo. Ela escreveu sobre como o Proerd interferiu positivamente na vida dela e emocionou a equipe da Polícia Militar que estava presente. As bicicletas foram doadas pelo vereador Fred, que faz questão de participar de todos os eventos do Proerd. Entretanto, a seleção das melhores redações foi feita pela equipe do programa.


A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio e a Polícia Militar são parceiras na luta contra as drogas. No primeiro semestre já foram formados aproximadamente 400 alunos que, juntando ao grupo formado neste segundo momento, chega a um total de mais de 770 alunos – crianças que aprenderam a reconhecer situações que possam comprometer a segurança e a saúde, e que hoje possuem noções de como proceder corretamente em situações de emergência.

De caráter social e preventivo, o PROERD é aplicado por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Acontece uma vez por semana, em sala de aula, durante três a quatro meses, em média, com a presença do professor da turma. Os alunos recebem um livro do Estudante PROERD”, em que os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, com atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

Texto: Anneliese Lobo

Fotos: Carlos Eduardo

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS