PROFESSORES DE CABO FRIO ANIMADOS PARA O PROJETO "CRIADORES DE COMEÇO"

Exibindo Criadores de Começos - 8.jpg


Parceria entre a Prefeitura, o programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e o Ministério da Cultura vai movimentar as escolas da rede municipal.

A Prefeitura de Cabo Frio, o Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e o Ministério de Cultura firmaram uma parceria e saem à caça de “Criadores de Começos”. O projeto que promete agitar as escolas da rede municipal durante este semestre com muita contação e produção de histórias.

Em Cabo Frio, o projeto fica a cargo do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), setor da Secretaria de Educação. Para garantir a empolgação de toda a garotada, professores e supervisores das turmas envolvidas participaram de um encontro de formação oferecido pelo Programa Endesa Brasil. São 67 professores de 37 unidades escolares de Cabo Frio, além dos professores e supervisores escolares do primeiro segmento do Ensino Fundamental que também participaram do Encontro de Formação. Um total aproximado de 120 profissionais preparados para embarcar no começo das histórias.
              
Durante o encontro foi feita a entrega de um conjunto de materiais didáticos aos profissionais presentes para dar suporte pedagógico ao trabalho que será desenvolvido com os alunos do 4º e 5º anos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, além de várias sugestões de atividades e contos.

O encontro foi mediado pela artista e contadora de histórias Kiara Terra. Ela explicou aos professores toda a proposta do projeto e deu orientações importantes.

 O objetivo é que as crianças trabalhem também questões biográficas, que tratem de assuntos de suas próprias vidas. E assim, nessa espécie de mosaico criado por elas é que vai caber a nós educadores a responsabilidade de não sermos as pessoas que irão matar os começos de nossos alunos. Afinal, em se tratando de história de vida, dois mais dois nem sempre são quatro e é necessário ter muita delicadeza na construção desses começos – alertou Kiara.

Kiara Terra apresentou ainda o passo a passo das atividades. Ela sugeriu que os professores iniciem o trabalho buscando marcos dos começos das histórias tanto deles, professores, como também dos alunos. Histórias essas que farão sentido na construção das próprias identidades de cada um para que juntos possam ir decodificando os significados simbólicos desses marcos.

– Em princípio pode parecer uma tarefa difícil, mas é muito prazerosa de fazer! – garantiu.

Os projetos já acontecem desde 2011 com o objetivo de contribuir na qualificação do processo de alfabetização e letramento de crianças em escolas públicas. É uma iniciativa que conta com a participação de 19 municípios de cinco estados brasileiros: Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
                             
Em 2013, o projeto apresentou o tema “BÚ! Histórias de Medo e Coragem” e rendeu uma coletânea intitulada “Conto das Crianças”. Duas histórias produzidas por alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio foram selecionadas: uma é “A Flor do Cemitério”, das alunas Cassiane da Silva e Vivian Lara do 5º ano da Escola Municipal Professora Patrícia Azevedo de Almeida; e a outra é “O Bebê Amaldiçoado”, das alunas Brenda Medeiros e Luana Ferreira do 4º ano da Escola Municipal Professor Zélio Jotha. Em 2014 haverá um novo Concurso Cultural de produção de histórias, dessa vez o assunto será o começo das coisas e a origem do mundo.

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Gilberto Verdade


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS