PROJETO DE INCENTIVO Á PRODUÇÃO TEXTUAL AGITA ESCOLAS DE CABO FRIO




“Criadores de Começos” é uma parceria da Secretaria de Educação com o programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e o Ministério da Cultura

Alunos de Cabo Frio embarcam na literatura e se transformam em Criadores de Começos – um projeto que promete agitar as escolas da Rede Municipal durante este semestre com muita contação e produção de histórias. A iniciativa acontece em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), através do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), o Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e o Ministério de Cultura.

Para garantir a empolgação de toda a garotada, professores e supervisores das turmas envolvidas participarão de um Encontro de Formação oferecido pelo Programa Endesa Brasil. São 66 professores de 37 unidades escolares de Cabo Frio que participam do projeto. Além dos professores, os supervisores escolares do 1º Segmento do Ensino Fundamental também farão o Encontro de Formação, que será no dia 11 de agosto, na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, das 18h às 22h.
              
Durante o encontro será feita a entrega de um conjunto de materiais didáticos aos profissionais presentes para dar suporte pedagógico ao trabalho que será desenvolvido com os alunos do 4º e 5º Anos do1º Segmento do Ensino Fundamental, além de várias sugestões de atividades e contos.

Os Projetos já acontecem desde 2011 com o objetivo de contribuir na qualificação do processo de alfabetização e letramento de crianças em escolas públicas. É uma iniciativa que conta com a participação de 19 municípios de cinco estados brasileiros: Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
                             
Em 2013 o projeto apresentou o tema “BÚ! Histórias de Medo e Coragem” e rendeu uma coletânea intitulada “Conto das Crianças”. Duas histórias produzidas por alunos da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio foram selecionadas: uma é “A Flor do Cemitério”, das alunas Cassiane da Silva e Vivian Lara do 5º Ano da Escola Municipal Professora Patrícia Azevedo de Almeida; e a outra é O Bebê Amaldiçoado, das alunas Brenda Medeiros e Luana Ferreira do 4º Ano da Escola Municipal Professor Zélio Jotha. Em 2014 haverá um novo Concurso Cultural de produção de histórias, dessa vez o assunto será o começo das coisas e a origem do mundo.


Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação;

Foto: Divulgação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS