ALUNOS DE CABO FRIO PARTICIPAM DA ETAPA ESTADUAL DO PROGRAMA "ATHETA NA ESCOLA"




Evento esportivo aconteceu em Jacarepaguá. Projeto tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas e democratizar o acesso ao esporte

Seis alunos de Cabo Frio foram classificados para a etapa estadual do programa “Atleta na Escola”. A competição foi realizada na Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino, em Jacarepaguá, e reuniu alunos com idades entre 12 e 17 anos de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O “Atleta na Escola” foi lançado em 2013 pelo Governo Federal em parceria com os Estados, Municípios, escolas públicas, privadas e federais, Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro e as Confederações Brasileiras de Atletismo, Judô e Voleibol.

Os principais objetivos do programa vão desde incentivar a prática esportiva nas escolas e democratizar o acesso ao esporte, até desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

Na etapa estadual, as competições foram na modalidade Atletismo e reuniu atividades de velocidade, resistência, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardos e revezamento.

Cabo Frio participou com representantes de quatro escolas municipais: Professor Edilson Duarte, Santos Anjos Custódios, Talita Hernandes Perelló e Themira Palmer. Apesar de não conquistarem pódios, os alunos cabofrienses obtiveram excelentes resultados. Dentre os participantes, a aluna Wlliane Mota Lima, da escola Talita Perelló, merece destaque. Ela conquistou o segundo lugar na prova de 3 mil metros feminino, categoria de 15 a 17 anos, e foi a quinta colocada no geral feminino, chegando bem perto da classificação para a etapa nacional.

De acordo com o professor Fábio Collichio, coordenador dos programas “Atleta na Escola” e “Esporte na Escola” em Cabo Frio, todos os alunos competiram em suas provas com espírito esportivo e entusiasmo. Para o professor, eventos esportivos como esses são um ótimo incentivo para a garotada.

– Essas competições promovidas pelo Governo Federal são muito importantes para estimular nossos jovens para a prática de esportes e, quem sabe até, revelar novos talentos que poderão, com apoio e incentivo, tornarem-se verdadeiros atletas, representando o país em eventos esportivos futuros. 

Para a secretária de Educação, professora Elenice Martins, os programas federais cumprem o papel constitucional de democratizar o acesso dos jovens ao esporte.

– A prática do esporte é direito universal e Cabo Frio tem se dedicado para garantir esse dever constitucional investindo nesse propósito. Nas escolas municipais de Tamoios, por exemplo, nós criamos pela primeira vez o projeto “Esporte sem Limites” - uma competição saudável que reúne 15 escolas municipais, mais a APAE, o Centro de Educação Especial Integrado Prof. Durval Silva e a Superintendência do Idoso em disputas de diversas modalidades. São trabalhos importantes que oportunizam novas escolhas aos jovens e crianças, inclusive propondo caminhos diferentes das drogas – alerta a secretária.

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação 

Fotos: Arquivo SEME

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS