CAMPANHA DEVACINAÇÃO CONTRA HPV TEM PRAZO PRORROGADO EM CABO FRIO



Secretaria de Saúde de Cabo Frio adia para o dia 30 de setembro o término da segunda etapa da campanha 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio ampliou o prazo de validade segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), que terminaria no dia 12 deste mês. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, meninas de 11 a 13 anos, que receberam a primeira dose da vacina em março, devem ser vacinadas. As escolas estão sendo direcionadas para os postos de saúde mais próximos de cada localidade até o dia 30 de setembro

A adolescente deverá levar a caderneta de vacinação fornecida na 1ª dose da vacina. A Superintendente de Vigilância em Saúde de Cabo Frio, Edilane Medeiros, lembra que a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização. Segundo Edilane Medeiros, a campanha foi prorrogada porque a procura nos postos de saúde tem sido pequena.

- Os pais precisam ter em mente que sem a segunda dose da vacina, não há proteção. Os postos de saúde estão abertos diariamente com as equipes treinadas para poder fazer a vacinação. É fundamental que eles levem suas filhas para receber a segunda dose da vacina, explica.

Meninas que completaram 11 anos após o término da campanha no dia 11 de abril também devem ser vacinadas, sendo necessário apresentar na unidade de saúde, uma declaração da Instituição de Ensino comprovando a matrícula. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira. Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos. O ministério da Saúde reforça a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos.


Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Foto Promocional. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS