COLETA SELETIVA SOLIDARIA É IMPLEMENTADA EM IGUABA GRANDE






Prefeitura firma contrato com cooperativa para a reciclagem de materiais secos, óleo e gorduras residuais

Em cumprimento da lei federal n° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e prevê o fim dos lixões abertos e a criação de movimentos de coleta seletiva nas cidades, a Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria de Meio Ambiente, reformou a usina do bairro Vila Nova e, nesta semana, firmou contrato de prestação de serviço com a Cooperativa Central de Logística e Apoio a Natureza (Coopclean), de Iguaba Grande.

O contrato visa a implementação da coleta, processamento e comercialização mensal de materiais secos como plástico, vidro, pet, latinhas, papelão e também no mínimo 2 mil litros de óleo e gorduras residuais (OGR) que serão coletados nos grandes geradores do município como residências, quiosques, lanchonetes e restaurantes assim também como a organização de pontos de coleta em todas as escolas de Iguaba Grande com a caravana Cata Óleo.

Sem lixão a céu aberto, Iguaba Grande é o município que tem a estrutura mais adequada para a implantação deste sistema de reciclagem na Região dos Lagos. A usina de reciclagem da cidade tem dois grandes galpões para a separação dos materiais, e um espaço com estrutura adequada para o processamento de óleo de cozinha usado.

“Na minha campanha e no plano de governo que apresentei ao TRE assumi o compromisso de cuidar do Meio Ambiente implantando a coleta seletiva em Iguaba Grande. Assumi este compromisso também com a população e hoje nós estamos cumprindo. Somos a menor cidade da região, mas isso não significa que não podemos ser a melhor. Nós temos condição. Eu conto com a ajuda de todos os coletadores de Iguaba Grande nesta missão”, disse a prefeita Grasiella Magalhães.

O trabalho pioneiro na Região dos Lagos será gerido pela cooperativa e fiscalizado pela prefeitura. Como parceira a prefeitura apóia os trabalhos da cooperativa oferecendo as condições necessárias para os funcionários trabalharem.

O projeto de coleta seletiva no município também tem o cunho social, pois prevê a geração de emprego e renda para mais de 80 famílias. “Pra gente é um grande orgulho assinar este contrato com a Prefeitura. Estamos dando esse ponta pé e com esta parceria conseguiremos atingir nossa meta e empregar muito mais catadores”, afirmou o presidente da Coopclean, Vinícius Fonseca.

Todos os coletadores cadastrados na Cooperativa e que trabalharão no projeto são moradores da cidade. O objetivo é impulsionar a economia do município gerando recursos para os próprios moradores. Em parceria com a Secretaria de Trabalho e Ação Social, o programa de reciclagem conta também com um espaço de acolhimento para os filhos dos coletadores que atuarão na Usina de Reciclagem.

“Já estamos com a Usina pronta e agora dando os primeiros passos fazendo o trabalho de conscientização dos moradores, comerciantes e também dos alunos nas escolas, preparando os munícipes para este novo tempo”, concluiu o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio da Cunha. 



Karla Kamila Gomes - Assessoria de Comunicação
Fotos: Alexandre Oliveira

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS