ESCOLAS DE CABO FRIO RECEBEM A GALERA DO "SAÚDE NOTA 10"




Escolas de Cabo Frio recebem a galera do “Saúde Nota 10”
Programa realizado através da parceira entre a Secretaria de Educação e a Prolagos

Conscientizar estudantes sobre a importância do saneamento e a preservação da natureza: esses são os principais objetivos do projeto “Saúde Nota 10”, que está sendo realizado nas escolas de Cabo Frio. O programa é uma das ações de responsabilidade socioambiental da Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto da Região dos Lagos, e acontece em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, desenvolvido pelo Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE) da Secretaria Municipal de Educação (SEME).

O projeto “Saúde Nota 10”  tem como objetivo principal estimular, com Educação Ambiental, a consciência crítica dos estudantes em relação à necessidade da água tratada para o consumo humano, o papel de cada cidadão na preservação dos recursos hídricos e preservação ambiental, além dos benefícios do esgoto tratado para a saúde e o meio ambiente.

Lançado em Cabo Frio no ano de 2012, o programa desenvolve, entre outras várias ações, palestras, apresentações teatrais, além da promoção de concursos de desenho e redação, com premiações. De acordo com o coordenador de Educação Socioambiental, professor Luiz Felipe Oliveira, este ano o programa está cheio de novidades.

– Os assuntos tratados foram ampliados e agora os alunos aprendem também sobre a relação entre a água e a floresta na preservação da represa de Juturnaíba, em Araruama, que é o principal manancial que abastece a Região dos Lagos. Outros assuntos também são Gestão da Água, papel do Comitê de Bacias do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e o conceito de Endereço Ecológico, em que os estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer as bacias hidrográficas que compõem a região e sua importância – explica o professor que está empolgado com a dinâmica e forma lúdica com que as informações são tratadas com a garotada.

Ao final das atividades em cada escola, os alunos assistem à peça teatral “Aventuras no mundo encanado”Os que se destacam nos concursos de desenho e redação são premiados e as escolas atendidas recebem ainda mudas de plantas nativas – uma forma de contribuir efetivamente para o reflorestamento na região.

Para a Secretária de Educação, professora Elenice Martins, as parcerias com empresas privadas são uma ferramenta valiosa para potencializar todo o trabalho que já é realizado pelos professores nas escolas.

A participação de nossos alunos em cada programa e projeto de conscientização, como o “Saúde Nota 10” e o “Estrada para a Cidadania”, é essencial para mudar hábitos através da formação de uma consciência ecológica. Os alunos transformam-se em agentes multiplicadores e atuam na conscientização de amigos e familiares. Dessa forma, através da Educação, é que podemos ter esperança de um futuro melhor e de um Planeta mais sustentável e seguro

As escolas municipais Professora Luceléa Rodrigues da Costa, em Aquárius; e Professor Zélio Jotha, em São Cristóvão, já foram atendidas neste ano. A próxima escola a receber a turma do “Saúde Nota 10” será a Professora Elicéa da Silveira, na Gamboa, dia 10 de outubro. 

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação 

Fotos: Arquivo SEME

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS