FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE CABO FRIO HOMENAGEIA GRANDES FIGURAS DA DANÇA DO BRASIL



Nomes como Cecilia Kerche e Toshie Kobayashi receberam menções honrosas no evento

Além das mostras competitivas e escolares, o X Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, encerrado neste domingo (7/9), homenageou algumas das principais figuras da arte no país. O festival contou com apoio integral da Prefeitura de Cabo Frio.

No sábado (6/9), a homenageada foi a ex-bailarina Toshie Kobayashi, que trabalha no mundo da dança há mais de 25 anos. Dona de um extenso currículo dedicado ao balé, principalmente como mestra. Toshie percorre o Brasil atuando como coreógrafa, professora, jurada e palestrante junto a escolas, workshops e festivais de dança de nível nacional e internacional.

Durante três décadas Toshie Kobayashi dirigiu e ensinou em sua escola, da qual saíram nomes fundamentais da dança do país. A professora também atua em júris e comissões de dança dos principais festivais do Brasil e como consultora de formação e educação em diversas escolas públicas e privadas.

Toshie iniciou seus estudos ainda criança pelo método da escola italiana Cecchetti, com Madame Carmen Bonn. É formada pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo, onde também atuou como professora. Kobayashi é reconhecida como um dos maiores nomes da dança clássica brasileira. Ministra aulas nas grandes companhias do Brasil, do exterior e em escolas por todo o país.

Em sua décima edição, o festival abriu espaço para apresentações de escolas, grupos e academias de dança de forma competitiva dentro de modalidades e categorias diversas como balé clássico, dança contemporânea, danças populares, dança de salão, dança de rua, estilo livre e jazz. Também foram ministradoas cursos de diversos estilos de dança e premiações especiais a fim de estimular o conhecimento técnico dos participantes, entre outras ações.

A Secretaria Municipal de Turismo e a COMSERCAF estiveram a cargo da organização logística do Festival de Dança de Cabo Frio, que reuniu cerca de 12 mil pessoas entre terça e domingo no Complexo Esportivo Aracy Machado, na rua Henrique Terra, s/nº, no Portinho.

Texto: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo


Foto: Fátima Neves.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS