O PARLAMENTAR DEPUTADO FEDERAL Dr PAULO CÉSAR TRABALHA POR MAIS INCENTIVOS PARA OS PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS



Toneladas de plástico acumuladas no oceano matam milhares de animais marinhos anualmente.

O Deputado Federal Dr. Paulo César relatou na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que estabelece incentivos tributários à pesquisa e produção de resinas plásticas elaboradas a partir de fontes renováveis.

A proposta isenta de PIS/Pasep e de Cofins, as aquisições de produtos e máquinas necessários ao desenvolvimento de resinas plásticas feitas de material renovável.

Segundo Dr. Paulo César, estimativas apontam que 14 bilhões de sacolas plásticas são distribuídas por lojas e supermercados em todo o País a cada ano. Anualmente, cerca de 14 bilhões de toneladas de resíduos plásticos são descartados em aterros sanitários e mais de 100 mil toneladas vão parar em rios e mares. Como o tempo de decomposição do plástico convencional pode levar mais de cem anos, diversos são os problemas ambientais gerados pela disposição final inadequada do produto.

Apesar de destacar a gravidade do problema, Dr. Paulo César avalia que a solução não passa por medidas como a proibição ou restrição de distribuição de sacolas plásticas tradicionais pelo comércio.”Vamos tirar de uma vez por todas as sacolas plásticas? 

Como vai ser? O radicalismo não dá certo”, afirma o parlamentar. “As pessoas, a partir do momento que não têm a sacola plástica, que tem várias utilidades, elas vão passar a comprar os famosos sacos de lixo.”

Ele ressalta que esse não é um problema de fácil solução. “Você não pode simplesmente chegar e extinguir sacola plástica. Então, queria destacar isso, para que toda sociedade civil organizada e o Congresso Nacional pudessem estar dando uma atenção máxima a essa questão da utilização de sacolas plásticas e sobre nossos resíduos sólidos.”

Fonte: Assessoria de Imprensa do Candidato Drº Paulo Cesar. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS