UNIVERSITÁRIOS REALIZAM UMA LEITURA DA HISTÓRIA DE BÚZIOS PELO VIÉS DA PESCA ARTESANAL



Universitários conhecem história de Búzios pelo viés da pesca artesanal

Documentário será apresentado nesta quinta-feira, 11 de setembro, com a presença do pesquisador Guilherme Moreira

Uma história secular, contada em pouco mais de 50 minutos, por personagens reais. Assim o historiador e pesquisador Guilherme Moreira apresenta o documentário A Pesca Tradicional em Armação dos Búzios aos alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, nesta quinta-feira, 11 de setembro, a partir das 18h30, no auditório principal. O evento, aberto à comunidade, é um convite à reflexão sobre o patrimônio cultural material e imaterial da Região dos Lagos.

Lançado em agosto deste ano, o documentário, que tem roteiro de Guilherme Moreira em parceria com Mario Marcio e Junior Silgueiro, mostra de maneira singular uma das atividades econômicas que já teve grande relevância nos municípios caiçaras e, ainda, confere identidade cultural para estas cidades. Idealizado pelo Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Região dos Lagos, em parceria com os municípios, o documentário tem como objetivo enriquecer as aulas das redes de ensino, possibilitando que a temática seja explorada em âmbito escolar. Além de Búzios, o trabalho contempla os municípios de Araruama e São Pedro da Aldeia, em outros dois documentários. O material contará, ainda, com uma cartilha didática, em fase de produção.

Relações
O documentário apresenta a relação entre a cultura tradicional e o meio ambiente, passando pelas técnicas utilizadas na atividade pesqueira, suas memórias, festas (especialmente a de São Pedro, padroeiro dos pescadores), lendas e tradições. E o cenário de tudo isso é o charmoso balneário de Búzios, que viveu muitas transformações, especialmente as motivadas pela introdução da atividade turística, depois que a atriz francesa Brigitte Bardot conheceu e divulgou a região, na década de 60.

Tornando o passado presente
Professor de história nas redes de ensino fundamental de Armação dos Búzios e Cabo Frio e de diversas disciplinas relacionadas em cusos da UVA, Guilherme Moreira se dedica à pesquisa e ao ensino focado no patrimônio cultural material e imaterial da Região, seu principal objeto de estudo do Mestrado em História Social (UFRJ/2010), que embasa a tese de doutorado, prevista para ser defendida em 2015, na Universidade Federal Fluminense. “Tenho dialogado com produções que procuram estabelecer relações desta região com universos mais amplos, premissa fundamental do estudo da história”, explica, citando outros trabalhos realizados anteriormente, como "A história dos índios na Aldeia de São Pedro de Cabo Frio" (2010) e "Atlas Histórico e Geográfico Escolar de São Pedro da Aldeia" (2012).

Fotos do trabalho de campo: Mario Marcio


Att,


Andréa Luiza Collet
Assessoria de Imprensa / Campus Cabo Frio
UVA - Universidade Veiga de Almeida

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS