O PROJETO BUZUM: PEÇAS DE TEATRO QUE SÃO APRESENTADA NO INTERIOR DE UM ÔNIBUS, PARTE DA NOSSA CIDADE DEIXANDO GOSTINHO DE QUERO MAIS!




Projeto de teatro gratuito para alunos da rede municipal esteve na cidade em uma parceria entre a Prefeitura e a concessionária CCR ViaLagos

O "BUZUM!" – teatro gratuito itinerante que funciona dentro de um ônibus – esteve em três escolas municipais de Cabo Frio durante a semana passada, através do programa educacional "Estrada para a Cidadania", realizado em parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Grupo CCR ViaLagos.

O  "BUZUM!" passa pelas cidades encantando crianças com espetáculos lúdicos e educativos, sempre em convênio com as secretarias municipais de Educação. Em Cabo Frio, a SEME escolheu as escolas municipais São Cristóvão, no bairro São Cristóvão, Prof.ª Patrícia Azevedo, no Jardim Esperança, e Professora Luceléa Rodrigues da Costa, em Aquárius, para a apresentação da peça "13 Gotas". A história se passa dentro de um laboratório, onde dois cientistas ‘malucos’ explicavam como a água está presente na vida do homem e a importância de preservar esse importante recurso natural. Os alunos puderam aprender um pouco mais sobre os diferentes estados da água – gasoso, líquido e sólido – e os ciclos de chuvas.

O pequeno Samuel Marcos, de 7 anos, é aluno da Escola Municipal São Cristóvão e aprendeu bem a lição. Ele ficou muito preocupado quando os cientistas mostraram no globo terrestre a proporção de água doce que existe no Planeta e já garantiu que agora irá reduzir o tempo do banho em casa.

– Quando tira do mapa a água do oceano e a água do Polo Norte e Sul só sobram umas linhas fininhas de água boa pra beber. É muito pouco! Eu, que demorava muito no banho e minha mãe até reclamava, agora vou ser bem rapidinho! – promete Samuel.

Além da visita do ônibus, as escolas receberam também um material pedagógico desenvolvido especialmente para que os educadores apresentem o tema em sala. Após o espetáculo, os alunos foram presenteados com um ‘kit teatrinho’ para exercitarem a criatividade e a arte de interpretar. O BUZUMé superequipado com todos os recursos de um teatro convencional: plateia, palco, iluminação, sonorização, ar-condicionado e capacidade para receber até 55 crianças sentadas.

O objetivo do "Estrada para a Cidadania" é justamente orientar os alunos das redes municipais, nas cidades de atuação do Grupo CCR, quanto à educação para o trânsito, cidadania e meio ambiente.

Para a professora Taís Rodrigues, que dá aula para o pequeno Samuel Marcos, a visita do ônibus chegou em boa hora. Ela explica que já iria abordar o assunto na próxima semana e a peça era a motivação que ela buscava para empolgar a criançada.

– Agora é só aproveitar o gancho e dar continuidade ao conteúdo na semana que vem. O espetáculo foi bastante atrativo e o assunto promete render em sala – conta.


Texto e fotos: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS