OUTUBRO ROSA CHEGA AO ESF BARQUE BURLE





Equipes da Secretaria de Saúde estiveram no ESF do bairro para a campanha de conscientização do câncer de mama

A terça-feira (21/10) foi de muita atividade no ESF do Parque Burle. As atividades fazem parte das comemorações do movimento "Outubro Rosa", organizado pela Prefeitura de Cabo Frio, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o combate ao câncer feminino. O movimento é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e incentiva a participação da população, organizações, empresas e entidades sociais.

Em Cabo Frio, a Secretaria Municipal de Saúde é responsável pelo desenvolvimento das ações do "Outubro Rosa". Os pacientes atendidos naquela unidade de saúde participaram de palestras sobre cardiopatia e hipertensão; de atividades educativas em grupo; da palestra com o grupo Amigas da Mama; da coleta de preventivos; do teste rápido de hepatite/HIV/Sífilis e designer de sobrancelha.

Até o final do mês serão realizadas em todas as unidades de saúde da cidade uma série de ações: palestras, desfiles, sorteios, apresentações de dança de salão, dia da beleza, mutirão de preventivos, verificação de pressão arterial e HGT, palestra sobre saúde da mulher, orientações em saúde, distribuição de folhetos educativos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - INCA - os dois tipos de câncer que mais afetam as mulheres são  o de mama e o de colo de útero. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura, e é a principal medida para a redução da mortalidade.

As 31 unidades básicas de saúde de Cabo Frio oferecem serviços de prevenção e promoção à saúde integral da mulher, com agendamento de consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos, além de encaminhamentos aos serviços de referência para confirmação de diagnóstico e tratamento.

Confira a programação:

ESF Tangará
21 a 23/10 – Palestras na sala de espera; coleta de preventivo

ESF Jardim Peró
21 a 24/10 – Palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero; coleta de preventivo; orientações

ESF Manoel Correa
22/10 – Palestras e atividades com a Drª Carolina e equipe
28/10 – Coleta de preventivos
30/10 – Caminhada pelo bairro com o carro de som; atividades com as "Amigas da Mama"; distribuição de folhetos educativos; distribuição de balões rosa para as crianças; encerramento na praça do Manoel Corrêa com oração

ESF/UBS Peró
23/10 – Coffee break; palestras (presença da profª Universitária Lélia Maria); desfile; sorteios; dinâmicas; apresentação de dança de salão; dia da beleza; manicure; encerramento com tarde dançante

ESF/UBS Porto do Carro
23/10 – Café da manhã; atividade (ginástica ao livre com educador físico convidado); palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero; coleta de preventivo

PAM Santo Antônio
24/10 – Café da manhã; palestra; coleta de preventivo

ESF Boca do Mato
31/10 – Café da manhã; palestras e brincadeiras

ESF Samburá
27 a 31/10 – Semana de mutirão para coleta de preventivos
31/10 – Palestra; distribuição de brindes; brincadeiras; lanche

PAM Unamar
31/10 – Café da manhã; palestra; coleta de preventivos; atualização do cartão SUS das mulheres

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde


Fotos: Til Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS