CABO FRIO RECEBE ÔNIBUS EDUCATIVO DE PREVENÇÃO E COMBATE A DENGUE




Projeto informa aos alunos as medidas utilizadas para prevenir a doença
           
O combate ao mosquito transmissor da Dengue não para em Cabo Frio. Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde, está o Ônibus Educativo de Prevenção e Combate a Dengue. A unidade, que pertence ao Ministério da Saúde, chegou à cidade no início da semana e está percorrendo as escolas para levar informações sobre a doença e como evitá-la. Nesta terça-feira (25/11), o ônibus visitou as escolas municipais Professor Edilson Duarte e Robson Carvalho de Azevedo.

No interior do veículo, os visitantes podem conferir uma exposição que explica tudo sobre a dengue. O destaque fica por conta das esculturas que mostram todo o ciclo do mosquito Aedes Aegypti ampliado 1.800 vezes. Além do vasto material, com a ajuda de lupa, é possível ver como são os ovos, as larvas e o mosquito adulto em tamanho original. Maria Luiza da Silveira, de 14 anos, aluna do oitavo ano da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, ficou encantada com o material.

- Muito bom. Aprendi muito sobre a dengue, e desta forma, com ilustração fica muito mais fácil conhecer o assunto, - disse a estudante.

Para explicar melhor como encontrar e destruir os locais de procriação do mosquito transmissor da doença, o ônibus conta com agentes de saúde do Programa de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com os agentes, as pessoas ainda precisam de informações importantes sobre o combate e prevenção à dengue.

- Poucos sabem, por exemplo, que o Aedes Aegypti consegue depositar os seus ovos, por exemplo, em ralos de banheiros e que podem manter-se por mais de um ano para eclodir, explicou Sheila Nere Nascimento, agente do Programa de Educação em Saúde de Cabo Frio.
           
Os visitantes da exposição itinerante também recebem folhetos explicativos sobre a doença. O ônibus tem como objetivo educar e conscientizar a população sobre prevenção contra a dengue e riscos do contágio da doença. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Cabo Frio, Edilane Medeiros, é conhecendo o Aedes Aegypti que a população poderá ajudar no combate a proliferação.

- Após a visita o morador torna-se um multiplicador de prevenção e combate a dengue passando a atuar junto a sua comunidade, diz Edilane Medeiros.
           
Nesta quarta-feira (26), o ônibus estará nas escolas municipais Aquiles Barreto e Talita Perelló. A visitação é aberta ao público. A unidade está visitando as escolas para atingir um número maior de espectadores.


Texto e fotos: Alexandra Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS