DIA "D" DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO



Alteração foi feita pela Prefeitura, seguindo a uma determinação da Secretaria Estadual de Saúde

Seguindo determinação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Cabo Frio alterou a data do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, para o próximo sábado (29/11). Crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos precisam ser vacinadas.

Segundo a coordenadora de Imunização do município, Patrícia Freitas, a meta da campanha, que começou dia 8 de novembro e terá seu término no dia 29, é atingir a meta de 95% de cobertura vacinal.

- A meta de vacinação contra a poliomielite está satisfatória. Já vacinamos mais de 50% do público alvo da campanha. Em relação a tríplice viral a procura foi menor, mas acreditamos que até sábado a meta também seja atingida – disse Patrícia Freitas.

As crianças que estiverem com o esquema vacinal da pólio e do sarampo em dia também podem receber vacinas. A recomendação é que se leve o cartão de vacinação para avaliação das doses de rotina. Patrícia Freitas explica que é importante vacinar as crianças de até cinco anos por que a situação da pólio e sarampo no mundo ainda requer cuidados. Segundo ela, criar uma imunidade comunitária ou de rebanho (termo usado quando toda uma população-alvo está imunizada) ajuda a prevenir possíveis ameaças caso um estrangeiro chegue ao país com a doença.

- Estas estratégias têm como objetivo resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falhas primárias da vacinação contra sarampo e rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação destas doenças no país – explica.

Ainda segundo Patrícia Freitas,  também no dia 29, adolescentes entre 11 e 13 anos devem receber a segunda dose da Campanha Nacional contra o HPV.

Os locais de vacinação estarão abertos das 8h às 17h. É fundamental levar o Cartão de Vacinação para atualização. A vacinação contra o HPV já está na rotina do município e serve para prevenir a infecção pelo vírus papiloma humano, um vírus causador de verrugas genitais e câncer de colo do útero. A terceira e última dose será daqui a cinco anos.


Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS