ENCONTRO COM PACIENTES MARCA O DIA NACIONAL DO OSTOMIZADO EM CABO FRIO
Encontro marca o Dia Nacional do Ostomizado em Cabo Frio
Encontro com pacientes ostomizados de nove municípios
da Baixada Litorânea foi organizado pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio nesta
segunda-feira
Como parte da programação alusiva ao Dia Nacional do
Ostomizado - 16 de Novembro - a Secretaria Municipal de Saúde Cabo Frio
realizou na tarde desta segunda-feira (17/11), um encontro com pacientes dos
nove municípios da região, atendidos pelo Polo da Baixada Litorânea do Serviço
de Atenção Básica à Pessoa Ostomizada. Atualmente, o polo que funciona anexo ao
Hospital São José Operário, tem 409 pacientes cadastrados, sendo 375 ativos.
O paciente submetido a esse tipo de procedimento, que altera
a sua fisiologia gastrointestinal, autoestima, imagem corporal, além de outras
modificações em sua vida devido à presença de colostomia, tem constituído um
desafio para o cuidado pelo enfermeiro. O planejamento da assistência ao
colostomizado não requer somente cuidados físicos ou orientação ao paciente
sobre os cuidados de higiene e troca de bolsas de colostomia. É necessário um
planejamento da assistência com demarcação de estoma, preparo físico
pré-operatório propriamente dito e integração das intervenções com a equipe do
bloco cirúrgico (centro cirúrgico e centro de recuperação). Requer ainda a
retomada do ensino pré-operatório para o autocuidado, envolvendo o paciente e a
família, visando à reabilitação e ao encaminhamento ao Programa de Ostomizados,
que é mantido pelo serviço público, para aquisição dos dispositivos e
seguimento ambulatorial.
- Essa complexidade da assistência de enfermagem a ser
prestada ao colostomizado nos remete à necessidade de compreender as
modificações que ocorrem em sua vida e como ele vivencia todo esse processo,
para maior aprofundamento e intervenções mais coerentes na nossa prática
clínica – diz a enfermeira Camila Cantarino, responsável pela implantação do
Polo em Cabo Frio.
Hoje, os pacientes que procuram o polo contam com
nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais, assistentes administrativos,
e em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, atendimento psicológico. O
secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Carlos Ernesto Dornellas, foi receber o
grupo e participou das atividades. Segundo ele o serviço desenvolve ações de
reabilitação que incluem as orientações para o autocuidado, a prevenção, o
tratamento de complicações no estoma, a capacitação de profissionais e o
fornecimento de equipamentos coletores e de proteção e segurança (bolsas
coletoras, barreiras protetoras de pele sintética, coletor urinário).
- Nossa equipe é multiprofissional e o polo tem os
equipamentos e instalações físicas adequadas, integrados à estrutura física da
unidade de saúde. Nossa intenção é dar o melhor atendimento que esses pacientes
precisam. A equipe é maravilhosa. Eles são atenciosos e cuidam dos pacientes
com carinho, o que ajuda na qualidade de vida dessas pessoas – disse Carlos
Ernesto Dornellas.
Em geral, as estomias podem ser permanentes ou temporárias.
Nos casos temporários, as cirurgias são realizadas em pessoas que têm problemas
na medula, crianças com má formação congênita, mulheres que se submeteram a
muitos partos e em homens que fizeram sérios tratamentos de próstata. Às vezes,
um acidente automobilístico ou uma agressão por arma de fogo ou branca, podem
levar o paciente a fazer uma estomia. Os casos de estomia permanente são mais
registrados em pacientes com alguma neoplasia (câncer) em estágio avançado. Mas
segundo a enfermeira Viviane Paz, atual coordenadora do polo, com os cuidados
necessários, a vida poderá ser levada tranquilamente.
- Aqui, além de todo o atendimento necessário, eles
participam de reuniões em grupo e trocam experiências. Somos uma família.
Encontram aqui atenção, cuidado e carinho, e isso é fundamental para a
manutenção de uma qualidade de vida – disse.
Seu Gilberto Sardá, de 71 anos, é diabético e faz parte do
grupo. Ele abriu o encontro e fez questão de enfatizar a importância do
trabalho da equipe para a sua vida.
- Quero agradecer a melhora constante na qualidade do
atendimento que já é excelente. A gente nota o carinho que essas pessoas tratam
os pacientes. A maioria de nós tem problemas de saúde. Muitos podem voltar ao
normal. No meu caso, nunca vai se resolver porque tenho diabetes. Mas o cuidado
que eu tenho é muito grande. Só posso agradecer o carinho e a atenção -
concluiu o aposentado.
Texto e fotos: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa
da Secretaria Municipal de Saúde
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