(OMPETRO) ORGANIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PRODUTORES DE PETRÓLEO, REALIZA REUNIÃO EM CABO FRIO NESTA TERÇA-FEIRA (04)



OMPETRO realiza reunião em Cabo Frio nesta terça-feira (04)
Os municípios produtores de petróleo do Estado fazem parte do plano de gestão. Tema da reunião é “Plano de Gestão Integrada de Resíduo Sólido”

A Prefeitura de Cabo Frio tem oferecido todo o apoio à Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (OMPETRO), que escolheu a cidade para realizar uma reunião com o tema “Plano de Gestão Integrada de Resíduo Sólido” nesta terça-feira (4/11), no Costa Azul Iate Clube, na Gamboa, a partir das 9h.

Os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Niterói, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, Quissamã e Búzios fazem parte da OMPETRO. No evento, as secretarias de Meio Ambiente de cada município vão compor o plano de gestão que discutirá a destinação dos resíduos sólidos em suas cidades.

O evento é de grande relevância na fiscalização do pacto regional para gestão de resíduo sólido, tendo como finalidade sugerir alternativas do ponto de vista de viabilidade técnica, operacional, financeira e ambiental buscando promover as ações integradas de gestão dos resíduos sólidos; coordenar o processo de mobilização e participação social; analisar e aprovar os produtos da consultoria contratada quando houver; definir e acompanhar agendas das equipes de trabalho e pesquisa; formular os temas para debate;criar agendas para apresentação pública dos resultados do trabalho; promover campanhas informativas e de divulgação dos processos de construção do plano constituído; parcerias com entidades e os diversos meios de comunicação e garantir locais e estruturas organizacionais para dar suporte a seminários e debates visando a participação social no processo de discussão do plano.

A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.


Texto: Rosália Moreira
Foto: Mauricio Rocha 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS