PREFEITURA DE CABO FRIO DESENVOLVE AÇÕES EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE



A Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio promove o programa de arborização urbana todas as quartas-feiras

A Prefeitura de Cabo Frio vem desenvolvendo uma série de ações em favor da natureza. Existem campanhas permanentes de incentivo à arborização, todas coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).

São inúmeros os benefícios que as árvores trazem para a vida da população, realizando o plantio de árvores com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, além de arborizar o perímetro urbano, levando assim ao cidadão mais sombra e qualidade do ar.

Um dos projetos desenvolvido pela Prefeitura é o de melhorar a arborização do município através do plantio de árvores na cidade. De acordo com o secretário de Meio Ambiente do município, Jailton Nogueira Dias Junior, o programa de arborização urbana acontece todas as quartas-feiras. Ele também pontuou que o Horto Municipal trabalha com a produção e doação de mudas com licenciamento.

- Este trabalho de arvorar determina o plantio de árvores e esta ação deveria sempre ser feita pelos cidadãos para melhorar o ambiente onde todos vivem – relata o secretário.

A Secretaria de Meio Ambiente faz a distribuição de 15 mudas da planta Ipê Rosa por semana, totalizando 60 por mês. O Ipê Rosa é uma espécie exótica: é o primeiro dos Ipês a florir no ano, já que suas flores começam a desabrochar em junho e ainda podem ser encontradas até setembro. São bem aproveitadas para o paisagismo urbano, pela beleza e desenvolvimento rápido. O município de Cabo Frio já possui cerca de 2 mil espécies plantadas.

Em parceria com a Prolagos, a SEMA promove o sistema de rega com carro pipa de reuso da água. Além disso, desenvolve a ação de poda e corte das árvores, onde a Secretaria de Meio Ambiente analisa junto aos biólogos a situação da planta e a COMSERCAF faz a execução.

Como a beleza e o bem estar que a natureza propicia à vida urbana e a fauna, que também se beneficia como fonte de alimento, uma rua arborizada contribuem para o microclima, melhorando a umidade do ar e reduzindo as altas temperaturas das superfícies de asfalto e concreto.

Texto Marianne Rodrigues

Imagem : Divulgação 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS