PREFEITURA DE CABO FRIO PROMOVE SHOW DE TALENTOS PARA A MELHOR IDADE




Secretaria da Melhor Idade está organizando uma grande festa no dia 27 de novembro. Ensaios acontecem a todo o vapor no CEMI, em São Cristóvão

A Prefeitura de Cabo Frio promove mais uma grande festa no final deste mês para os idosos assistidos pela Secretaria Municipal da Melhor Idade, SEMEI. A Secretaria está organizando um show de talentos, com apresentações artísticas e culturais, como números de canto e dança.

- Estamos programando um show de talentos para que eles possam apresentar ao público suas aptidões. Alguns preferem dança. Outros se identificam com artesanato, com a música, e assim por diante. Gostamos de estimular o talento deles, porque ficam menos ansiosos, tratam a depressão, fazem novas amizades e descobrem que são capazes de fazer coisas, que antes nunca imaginaram – relata Ana Carolina Vasconcelos, diretora de eventos da SEMEI.

O show de talentos está marcado para esta quinta-feira (27), a partir das 16h, no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, que fica no Jardim Caiçara.
               
Os ensaios para a apresentação acontecem na sede da secretaria, localizada em São Cristóvão, onde atualmente são atendidos cerca de 5 mil pessoas com mais de 55 anos. Entre os projetos realizados com os idosos, estão as oficinas de artes plásticas, artesanato e pintura. Os idosos também contam com um salão de beleza, atendimento com fisioterapeutas, aulas de hidroginástica e alfabetização, entre outras. Além de apoio com uma equipe multidisciplinar formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos.

- Cabo Frio tem uma secretaria que cuida somente dos idosos. Temos várias atividades voltadas para eles. A terceira idade tem direitos sociais, hábitos de respeito. É nosso dever garantir isso a eles – afirma o prefeito Alair Corrêa.

Dona Eliza da Conceição Oliveira, tem 74 anos, e é uma das 28 alunas do curso de alfabetização de idosos. Três vezes por semana ela mergulha no mundo dos livros para dar um novo sentido à vida.

- Já cuidei da minha casa, dos filhos e dos netos. Agora é hora de cuidar de mim. Estou aprendendo um pouquinho a cada dia e me sinto feliz com as novas descobertas – disse a aposentada.

Praticando exercícios para estimular a memória, a aposentada Rolanda Vanluter, de 86 anos, se sente viva quando está ao lado dos novos amigos.

- É a vida que se renova. Faço questão de estar aqui todos os dias para encontrar meus amigos, conversar, aprender coisas novas e viver o melhor da vida – diz.

Na oficina de artes plásticas, sob a coordenação da artista plástica Gladis Reveilleau, as participantes fazem o inimaginável. Aos poucos, folhas brancas ganham contornos coloridos e se transformam em obras de arte.

- Cada dia é uma nova conquista, a descoberta de que somos capazes – diz dona Neuza Pereira, de 71 anos.

- Fico orgulhosa por cada conquista, por cada traço, por cada contorno que elas conseguem fazer. Muitas chegaram aqui sem saber pegar no lápis e hoje o resultado é esse que você está vendo. Trabalhos belíssimos, de emocionar, de tirar o fôlego – finaliza Gladis Reveilleau. 

As atividades promovidas pela Secretaria Municipal da Melhor Idade se concentram no Centro Municipal da Melhor Idade (CEMI), que fica na Avenida Teixeira e Souza, próximo ao trevo com a Avenida Joaquim Nogueira.

Texto e Fotos: Alexandra de Oliveira

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS