UPP SE TORNA MODELO PARA CIDADE MEXICANA



Martha Hilda González Calderón, prefeita de Toluca, México, e María Cristina de la Garza Sandoval, cônsul mexicana, visitam UPP Santa Marta, a primeira do modelo de segurança instalada no Rio, para conhecer de perto o trabalho da Polícia Militar do Rio de Janeiro e a integração com os moradores. “A nossa intenção é mostrar as experiências vividas aqui e os benefícios que o projeto traz para os moradores e para a sociedade como um todo” afirmou a prefeita mexicana.

A prefeita de Toluca, México, Martha Hilda González Calderón, e a cônsul do país no Brasil, María Cristina de la Garza Sandoval, foram à UPP Santa Marta, a primeira instalada no Rio, para entender e conhecer melhor a experiência do modelo de segurança carioca. “Ficamos muito admirados com o exemplo do Santa Marta e das UPPs, que estão se desenvolvendo porque os policiais não são vistos apenas como policiais, são vistos como parte de uma comunidade” afirmou a prefeita mexicana.

Por Flavia Tenente para UPP-RJ

Programa UPP é modelo para cidade mexicana
Medidas de transformação e inclusão social despertam interesse internacional

Emblemática, por ser a primeira Unidade de Polícia Pacificadora instalada no estado do Rio de Janeiro, a UPP Santa Marta recebeu neste sábado (15/11) a visita de uma comitiva mexicana formada pela prefeita da cidade de Toluca, Martha Hilda González Calderón; pela cônsul do México no Rio de Janeiro, María Cristina de la Garza Sandoval e membros de suas equipes.

Interessados em conhecer a experiência da pacificação, eles queriam ver na prática o trabalho da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e sua integração com a sociedade. Ao lado do subsecretário de Relações Internacionais, Pedro Spadale, e do comandante da UPP, capitão Márcio Rocha, a delegação visitou o mirante localizado na famosa laje do Michael Jackson e passeou no teleférico do Plano Inclinado.

“A nossa intenção é mostrar as experiências vividas aqui e os benefícios que o projeto traz para os moradores e para a sociedade como um todo. Apresentamos informações detalhadas sobre a comunidade, que é um modelo a ser seguido. O atual presidente do México, Enrique Peña Nieto, que também já foi prefeito de Toluca, é muito próximo da prefeita Martha. Logo, a nossa expectativa é de que o modelo de pacificação do Rio de Janeiro possa ser usado satisfatoriamente, não apenas em Toluca, mas em todo México”, disse o capitão.

Presenteados com um livro que conta a história das UPPs, eles também assistiram à uma palestra ministrada em conjunto pelo comandante e pelo subsecretário, que falou sobre o interesse de diversos países no nosso modelo de polícia de proximidade.

“A PM do Rio já celebrou um acordo com a Polícia Nacional do Haiti, quando o primeiro ministro esteve aqui, no Complexo do Alemão. Esta é uma troca que está andando bem. Agora nós estamos desenvolvendo um cooperação trilateral: Brasil - Estado Unidos - El Salvador, em que nós preparamos materiais aprofundados sobre a questão da segurança e também sobre as medidas de transformação e inclusão social. A expectativa é de que essa visita possa levar a uma cooperação nestes moldes com o México”, revelou Spadale.


Satisfeita com o que viu na comunidade, a prefeita de Toluca afirmou que estuda adotar ações similares na cidade mexicana. “Ficamos muito admirados com o exemplo do Santa Marta e das UPPs, que estão se desenvolvendo porque os policiais não são vistos apenas como policiais, são vistos como parte de uma comunidade. A troca de experiências que estamos fazendo hoje com o Rio de Janeiro é muito importante, pressupondo que para nós este conceito é um exemplo. Ao voltar para o México, veremos que elementos podem ser adotados. Nos interessa muito a possibilidade de implantar uma UPP no Estado do México, na cidade de Toluca”, finalizou Martha.

Fonte: Jornal 247

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS