EDUCAÇÃO - ESCOLAS DE CABO FRIO SE DESTACAM NO PROJETO "CIDADE LIMPA"





Projeto desenvolvido pela Base Aérea Naval de São Pedro tem como objetivo conscientizar a população sobre o tratamento adequado do Lixo


Foto: Aluno Kauã Novaes Cardoso


A Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, que oferece atendimento de Educação Especial no bairro da Vila Nova, foi o grande destaque do projeto "Cidade Limpa 2014". O aluno surdo Kauã Novaes Cardoso, de oito anos, que cursa o 2º ano do ensino fundamental, foi premiado com uma bicicleta pela excelente participação na gincana promovida durante o projeto. Com a ajuda da família, o menino coletou 42,8 Kg de material para reciclagem. A escola também foi premiada e a diretora Cláudia Cristina recebeu homenagens pela coleta de mais de 90 kg em produtos, entre latinhas e garrafas PET, para reciclagem.

O encerramento da 6ª edição do projeto "Cidade Limpa" foi marcado com entrega de premiação às 10 escolas que se destacaram, sendo cinco do município de São Pedro da Aldeia e as outras cinco de Cabo Frio. O "Cidade Limpa" é uma iniciativa da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) que conta com as parcerias das Secretarias Municipais de Educação de Cabo Frio e de São Pedro da Aldeia. O projeto visa conscientizar a população sobre a importância do tratamento adequado do lixo e, assim, reduzir seu acúmulo para combater a proliferação de urubus na Região dos Lagos. A iniciativa surgiu justamente para evitar que as aves colidam com as aeronaves e provoquem acidentes.

Além da coleta de material para reciclagem, outras atividades são promovidas através do projeto, como palestras nas escolas, celebração do Dia da Mata Atlântica, Dia da Água e do Meio Ambiente, Concurso de Redação, dentre outras. A diretora Cláudia Cristina conta que, apesar de ter mobilizado toda a escola para a participação, não acreditava que poderiam estar dentre as escolas destaques por ter poucos alunos: são, em média, 60 alunos ao todo. Ela atribui o fato a grande participação de alunos e, principalmente, da família.

– Fizemos reuniões com os pais e explicamos a necessidade do projeto para o Meio Ambiente, explicamos a causa maior. Assim, todos contribuíram e o resultado final foi excelente! – conta, orgulhosa.

A diretora fala empolgada da premiação do Kauã, que saiu do evento com sua primeira bicicleta.

– A mãe do Kauã ficou tão emocionada com o prêmio que até chorou. Era o presente que ela gostaria de dar ao filho no Natal, mas ainda não seria possível. O presente veio em um momento muito especial – ressalta.

O aluno da Escola Municipal Deodoro Azevedo, Cristian Lima dos Santos, de 9 anos, também saiu empolgado com o prêmio que recebeu: um aparelho de DVD. Cristian já faz planos de instalar o produto eletrônico na TV de seu quarto, mas assume que sem a participação da mãe não seria possível a conquista.

– Minha mãe trabalha na COMSERCAF e ajudou muito. Nós juntamos 275 garrafas PET e mais várias latinhas – conta Cristian, que juntou um total de 23,5 kg de material e levou o terceiro lugar, juntamente com a escola que coletou um total de 32,9 kg.

A secretária de Educação de Cabo Frio, professora Elenice Martins, destaca que a educação ambiental é o melhor caminho para garantirmos um futuro saudável e um planeta protegido e sustentável.

– As parcerias são uma ótima saída para aperfeiçoarmos o trabalho com nossos alunos. Projetos importantes como esse serão sempre abraçados por nossa equipe de trabalho e ampliados nas escolas –enfatiza.

Confira a classificação final da Gincana de Recicláveis das escolas de Cabo Frio:

Escolas Destaques
1° colocada: Escola Municipal Arlete Rosa Castanho
Diretora: Cláudia Cristina
Total de PET: 72,300 kg
Total de latinhas: 20 kg

2° colocada: Escola Municipal Maria Dária Saldanha
Diretora: Rosiane Moura
Total de PET: 38,400 kg
Total de latinhas: 5,700 kg

3° colocada: Escola Municipal Deodoro Azevedo
Diretora: Verônica Cardozo
Total de PET: 26,900 kg
Total de latinhas: 6 kg

4° colocada: Escola Municipal Elicéia da Silveira
Diretora: Dayse Ramalho
Total de PET: 17,500 kg

5° colocada: Escola Municipal Professora Izabel dos Santos Machado
Diretora: Suely Magda
Total de PET: 14,240 kg
  
Alunos destaques
1° colocado: Kauã Novaes Cardoso
Professora: Dayse Lucide Lemos Vasconcelos
Escola Municipal Arlete Rosa Castanho
Total de PET: 42,8 kg

2° colocado: Gabriel Chaves
Professora: Jeane Franciscone
Escola Municipal Maria Dária Saldanha
Total de PET: 35,69 kg

3°colocado: Cristian Lima dos Santos
Professora: Zaira Beatriz Guimarães
Escola Municipal Deodoro Azevedo
Total de PET: 23,25 kg

4° colocado: Gleisson Batista
Professora: Kely Fernanda Pires da Mota Silva
Escola Municipal Professora Izabel dos Santos Machado
Total de PET: 6,400 kg

5° colocado: Lorraina Vitória Souza Guimarães
Professor: Raphael dos Santos Rodrigues
Escola Municipal Elicéia da Silveira.
Total de PET: 3,36 kg.

Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação.
Fotos: Divulgação SEME.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS