AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO AO SERVIÇO PÚBLICAS - FISCAIS ENCONTRAM IRREGULARIDADES EM OBRAS



Uma fiscalização realizada por auditores do Trabalho encontrou diversas irregularidades em obras dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro; em duas semanas foram lavrados 464 autos de infração de ordem trabalhista e também quanto as normas de segurança e saúde dos trabalhadores

Fonte: Agência Brasil 
Foto: reprodução da TV Tem


Auditores fiscais do Trabalho encontraram irregularidades em obras dos Jogos Olímpicos de 2016. A fiscalização foi feita no Parque Olímpico e na Ilha Pura, no Rio. Foram lavrados 464 autos de infração em duas semanas de atividades nas instalações dos Jogos. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as infrações são de ordem trabalhista e também quanto a normas de segurança e saúde dos empregados.

Na questão trabalhista, os auditores verificaram a prorrogação incorreta da jornada normal de trabalho, além do limite legal de duas horas diárias; deixar de conceder período mínimo de 11 horas consecutivas para descanso entre duas jornadas de trabalho; e jornadas de trabalho aos domingos e feriados sem autorização, entre outras irregularidades.

Foram observadas, ainda, a não exigência do uso e a precária substituição de equipamentos de proteção individual, a inadequada execução de exames complementares e planejamento contra riscos. Os fiscais flagraram também quadros elétricos abertos, sem identificação dos circuitos e sem proteção das partes energizadas, colocando em risco a segurança dos funcionários que trabalham em contato com serviços elétricos.

Problemas nas acomodações dos funcionários, como falta de espaço para privacidade, conforto e higiene adequada, também foram observados durante as fiscalizações. Nas obras do Parque Olímpico, foram lavrados 255 autos de infração. Já na Ilha Pura, que inclui a Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, foram lavrados 209 autos.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS