A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIRA TAMBÉM É MORADA DO PAPAI NOEL: "PAPAI NOEL VISITA COMUNIDADE DO ALECRIM"



Crianças e adolescentes receberão presentes e muito carinho

O Papai Noel chegará mais cedo na comunidade do Alecrim, em São Pedro da Aldeia. Neste sábado, 13 de dezembro, a partir das 9 horas, o bom velhinho e seus ajudantes estarão na Escola Municipal Vidal de Negreiros, onde devem receber cerca de 700 crianças e adolescentes da região. O momento de entrega dos presentes marca o encerramento das atividades da Oficina de Reciclagem de Brinquedos - Os Ajudantes de Papai Noel, realizada no laboratório da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio.

Durante várias semanas, sob a supervisão cuidadosa da professora Cláudia Oliveira, voluntários se dedicaram à limpeza e restauração de sacos de brinquedos doados, deixando-os novamente prontos para o uso. Além do tão desejado brinquedo, cada pacote contém um livro ou gibi, como forma de incentivar as crianças ao hábito da leitura. Cláudia, que se transformará na duende-chefe neste sábado, lembra que o momento não é uma simples entrega, mas um momento de relacionamento com as crianças, que receberão carinho, atenção e palavras de fé e esperança.

As atividades da Oficina de Reciclagem de Brinquedos fazem parte das ações de responsabilidade social da UVA desde 2006 e já contemplaram mais de 5,8 mil crianças e adolescentes. E como é tradição, alguns presentes foram reservados para uma entrega extra, que acontecerá na véspera de Natal, quando o Papai Noel visitará crianças hospitalizadas.

Sustentabilidade
O embrião do projeto nasceu da inquietação de um grupo de estudantes de Biologia, em 1990, ao perceberem o tempo que os objetos plásticos levavam para se decompor na natureza e estarem presentes na maioria dos brinquedos que, após quebrados, eram descartados. Os primeiros contemplados eram crianças internadas em hospitais de Cabo Frio. Depois de formados, cada um tomou seu rumo, mas alguns continuaram se encontrando para fazer a ação solidária no fim do ano. Já exercendo o magistério na Veiga de Almeida, Cláudia lembra que solicitou espaço para divulgar a ação nas salas de aula em busca de colaboradores e a instituição prontamente abraçou a ideia. De lá para cá, muitas lágrimas e sorrisos marcaram os oito anos de projeto. Nem mesmo durante o período de licença médica para o tratamento de um sério problema de saúde, Cláudia deixou de participar da ação e, hoje, conta com a mesma dedicação das suas filhas adolescentes e dezenas de alunos da Universidade.

***********

Att,

Andréa Luiza Collet
Diretoria Executiva de Marketing, Matrículas & Comunicação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS