ORQUESTRA SINFÔNICA DO PROJETO "UMA MÚSICA EM MINHA VIDA" FORMADA POR JOVENS DE COMUNIDADES FARÁ APRESENTAÇÃO NA SEDE DA PREFEITURA DE CABO FRIO




Apresentação de Natal do projeto social acontece na manhã desta quinta-feira. Liderados pelo maestro Valquer Oliveira, orquestra se apresenta, ainda, na Secretaria de Fazenda e na Praça Porto Rocha

O projeto social “Uma Música em Minha Vida” se apresenta na sede da Prefeitura de Cabo Frio, nesta quinta-feira (18/12), às 11h. A apresentação tem como tema o fim de ano: tocando músicas natalinas, os jovens músicos estão se preparando, sob a batuta do maestro Valquer Barbosa de Oliveira, idealizador e fundador do projeto, para abrilhantar a solenidade.

A orquestra, composta por 80 crianças e jovens com idade entre 12 e 15 anos, também se apresentará na quinta-feira na Secretaria Municipal de Fazenda e na Praça Porto Rocha.

O maestro Valquer Barbosa trabalha há 40 anos com música e há 16 anos com a inclusão social com crianças e adultos, “pescando” talentos em Cabo Frio. Seu foco principal está na periferia da cidade, dando oportunidades e, consequentemente, vida àqueles que, devido à exclusão social, ficaram à margem da sociedade e tem seus talentos podados. O maestro abraça a causa e ajuda a retirar do crime ou das drogas, jovens que tem resgatada sua autoestima e são trazidos novamente junto à sociedade.

O maestro comemora a oportunidade afirmando que sempre sonhou com esta parceria e que “a boa música é capaz de transformar a vida de qualquer pessoa”.

- A música faz um trabalho de resgate da dignidade dessas pessoas que sentem amor pelo projeto e vão por livre e espontânea vontade e levam outras. Neste governo, a nossa história passou a ser outra. O prefeito Alair Corrêa já esteve nos visitando e nos doou instrumentos e o uniforme de gala das crianças – conta o maestro, que acredita que com a ajuda da classe empresarial aliada à do poder público, poderá fazer um trabalho maior e melhor, e alcançar mais pessoas.

Atualmente, mais de 200 crianças, adolescentes e adultos, sem limite de idade são atendidas. Com aulas teóricas e práticas, os integrantes são apresentados ao mundo da música instrumental. Os integrantes são apresentados ao mundo da música instrumental, como violino, violoncelo, trombones, piston, flautas e clarinetas.

O projeto tem o apoio integral da Prefeitura de Cabo Frio e para fazer parte da equipe é necessário apenas se inscrever pelos CRAS Jardim Esperança ou CRAS Monte Alegre.  

Texto: Marianne Rodrigues.

Fotos: Álvaro Neves 


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS