RECEITA FEDERAL PAGA ÚLTIMO LOTE DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA NESTA SEGUNDA FEIRA (15)
A Receita
Federal deposita nesta segunda-feira (15) o último lote da restituição do
Imposto de Renda de 2014. O contribuinte que ficou de fora dos sete lotes
regulares de restituições deve acessar o Centro de Atendimento Virtual (e-CAC), da Receita Federal
para saber os motivos da retenção em malha. O serviço é acessível com a
utilização de certificado digital válido ou código de acesso, que pode ser
gerado seguindo instruções na própria página. A consulta ao último lote está
disponível nova
página da Receita Federal desde o último dia 8.
Detectado o
problema, o contribuinte deve corrigi-lo enviando, na maioria dos casos, uma
declaração retificadora. O primeiro lote residual, dependendo das
disponibilidades do Tesouro Nacional, deve ser liberado em janeiro de 2015. Se
não houver erro na declaração apresentada, o contribuinte deve reunir os
documentos que comprovem os valores declarados e agendar um atendimento
presencial em uma unidade
da Receita.
Nos sistemas
informatizados da Receita Federal constam 937.939 declarações retidas em malha
fiscal, com 740.760 declarações com imposto a restituir; 174.301 declarações
com imposto a pagar e 22.878 sem imposto a pagar ou a restituir.
O maior
motivo de retenção em malha, informou a Receita, foi omissão de rendimentos,
presente em 52% das retenções. Em segundo lugar, aperecem despesas médicas,
respondendo por 20% das retenções. Depois, com 10% das retenções, está a
ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), que
ocorre quando a pessoa física declara um valor, mas o patrão não apresenta essa
declaração, ou falta informações no documento.
Pelas normas
da Receita, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o
contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da
internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição
ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor
não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer
agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do
telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e
0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para
agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer
banco.
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