VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS CONTRA A RAIVA É SUCESSO EM CABO FRIO



A Prefeitura de Cabo Frio convocou a população e a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, realizada no sábado (6/12) superou todas as expectativas. Mais de 20 mil animais, entre cães e gatos, foram vacinados nos postos montados pela Secretaria Municipal de Saúde.

- Convocamos toda população de Cabo Frio a comparecer e vacinar seu animal de estimação em qualquer um de nossos postos autorizados. Só na Praça de São Cristóvão foram 1,2 mil doses – disse a médica veterinária Rosana Ayako Ida, responsável pela Vigilância Ambiental de Cabo Frio.

A Superintendência de Vigilância em Saúde coordenou a campanha no município. Para atrair a atenção dos proprietários dos animais, durante todo o sábado, na Praça de São Cristóvão, técnicos do Programa de Controle de Zoonoses  promoveram uma ação educativa sobre a raiva e esporotricose, entre outras zoonoses, além de aula de adestramento e distribuição de rações. Também foram feitos sorteios de brindes para os animais.

Quem não pôde comparecer a um dos postos de vacinação no sábado ainda pode vacinar seu animalzinho de estimação durante a semana na sede da Vigilância Ambiental de Cabo Frio, localizada à Rua Enfermeiro Ricardo Sanches, 173, no Braga. Embora a raiva esteja controlada no país, isso não isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos, e por consequência para a população humana.

A raiva é transmitida por mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos e morcegos infectados. Desde 1981, não há registro da doença em humanos. Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa, cachorro do mato e saguis). 

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde.


Fotos: Til Santos.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS