POLITICAGEM - TUMULTO, PORRADA E ATÉ MATA LEÃO NAS GALERIAS DO CONGRESSO ADIA SESSÃO DO SUPERÁVIT



Deputados, seguranças do Congresso e manifestantes envolveram-se, na noite desta terça (2) em um tumulto nas galerias do plenário, cujo esvaziamento foi determinado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros; deputados da oposição foram às galerias tentando evitar que os policias legislativos retirem alguns manifestantes; por causa da confusão, a sessão foi suspensa e só será retomada amanhã, às 10h.

Fonte: Jornal 247

Deputados, seguranças do Congresso e manifestantes envolveram-se, na noite desta terça-feira (2) em um tumulto nas galerias do Plenário, cujo esvaziamento foi determinado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros, depois de alguns deles terem chamado a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) de “vagabunda” enquanto ela discursava. Por causa disso, a sessão foi suspensa e será retomada amanhã, às 10h.

Deputados da oposição foram às galerias tentando evitar que os policias legislativos retirem alguns manifestantes. Alguns parlamentares entraram em conflito com seguranças. 

A sessão começou sob tensão, com a cobrança feita por vários parlamentares de que fosse liberada a entrada de pessoas que pretendiam acompanhar os trabalhos das galerias. O presidente do Senado, Renan Calheiros, que preside a sessão desta terça-feira, disse que o acesso havia sido autorizado, mediante entrega de senhas às bancadas partidárias, em número proporcional ao tamanho de cada uma delas.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) destacou que a distribuição de cotas nas galerias só faz sentido quando há disputa pelo espaço e que esse não seria o caso da sessão desta terça.

- Nós temos as galerias praticamente desocupadas. O que há é, sim, uma tentativa de cercear a entrada do povo na casa do próprio povo – protestou.

O tumulto começou depois de Renan abrir a Ordem do Dia (parte de uma sessão legislativa destinada a votações), colocando em discussão o veto 28/2014, que trata do projeto de lei que propõe mudar o nome do Instituto Federal Baiano para Instituto Federal Dois de Julho.

A primeira oradora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), criticou a estratégia da oposição de obstruir a sessão, excedendo-se no uso de questões de ordem, e defendeu a revisão da meta de superávit do governo. Durante seu pronunciamento, as galerias - que, regimentalmente, são obrigadas a se manter em silêncio - se manifestaram contra o discurso da senadora e o clima esquentou ainda mais.


A deputada Jandira Feghali (PCdoB–RJ) disse que manifestantes chamaram a senadora Vanessa de “vagabunda” e pediu a desocupação das galerias.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS