"CARNAVAL QUATROCENTÃO" PROMETE ESPETÁCULOS SOBRE A HISTÓRIA DE CABO FRIO





Escolas de Samba do Grupo Especial preparam um lindo desfile em comemoração do quarto centenário da cidade

Faltando pouco mais de um mês para o carnaval, os preparativos para o tradicional Desfile das Escolas de Samba de Cabo Frio já estão em andamento.  As 11 agremiações desfilam nos dias 20 e 21 de fevereiro e estão a todo vapor para entrar na avenida. O tema para o desfile de 2015 é a comemoração do “Carnaval Quatrocentão”. No total, seis escolas desfilam no Grupo Especial no sábado (20/02).

A Império de Cabo Frio promete um voo sobre a história do município. De acordo com Letice Vicente, presidente da agremiação, o enredo mostra porque a cidade atrai tantos turistas, motivo pelo qual muitos fixam raízes.

– Queremos mostrar porque as pessoas vêm pra Cabo Frio na infância com seus pais, na adolescência com os amigos, quando casam e vem com a família e quando envelhecem e passam a morar. O turista de uma vida inteira que faz de Cabo Frio sua morada pra sempre – explica Letice Vicente mostrando todo o trabalho realizado com reciclagem no barracão.

A Império é a sexta escola a desfilar na sexta-feira (20/2) e conta com quatro alegorias, dois módulos e 18 alas com 30 componentes cada.

Já a Acadêmicos do Jardim Esperança foi campeã no desfile do Grupo de Acesso de 2014 e este ano vem preparada para enfrentar o Grupo Especial. A agremiação entra na avenida mostrando a história dos 60 anos de Jardim Esperança e a contribuição do bairro para os 400 anos de Cabo Frio.

De acordo com Rodrigo Patynho, diretor geral de Carnaval da Acadêmicos, o enredo conta o sonho de Otime dos Santos, o Timinho, em transformar o bairro em cidade.

– No início, local se chamava Campo dos Cavalos, onde moravam os ciganos. O Timinho instalou uma comunidade carente no local. E hoje o Jardim tem hospital, escolas, artistas locais e vamos contar essa história de luta, de miscigenação, que começou com os ciganos, tem os nordestinos e os campistas – disse Patynho, explicando que a surpresa da escola será o boom da tecnologia no bairro com a instalação da TV comunitária Jovem TV.

Terceira escola a desfilar, a Em Cima da Hora briga pelo tetracampeonato. Segundo Valfredo Machado, vice-presidente da agremiação, o enredo “Cabo Frio Minha Terra Amada” é uma carnavalização do hino da cidade. O grupo irá roteirizar o desfile pelos motes do hino.

– O hino tem motes, então começamos pelo primeiro “é dotado de belezas mil”, depois “teu povo se orgulha tanto” e terminamos com “forasteiro não há forasteiro”.  Vamos vir com uma escola rica e muito bonita – conta Valfredo explicando que a escola tem tradição e não perde pontos em evolução, conjunto e harmonia.


A tradicional Antiga Abissínia promete mostrar um carnaval belíssimo. O enredo “Dos desbravadores aos 400 anos de Cabo Frio” conta a história do Canal do Itajuru desde os primórdios, passando pelos corsários, além de mostrar a importância dos negros. E termina mostrando o Forte São Matheus nos tempos atuais. A Abissínia aproveita para homenagear o presidente de honra da agremiação, o ex-deputado estadual Márcio Corrêa.

– Foi a parte mais emocionante para mim, durante a pesquisa de campo, quando fui saber sobre o Márcio, como a comunidade o respeita e o admira, lindo de se ouvir. Realmente foi uma inspiração para fecharmos o desfile – diz Bené Fernandes, carnavalesco da escola emocionado com a admiração das pessoas com o ex-deputado, que morreu em 2005.  

Texto: Aretuza Maia.

Fotos: Walkiria Souza.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS