CASA SCLIAR CONTA COM PROGRAMAÇÃO VARIADA PARA O VERÃO



Na programação desta semana, o espaço cultural apresenta um documentário sobre o jornal "O Perú Molhado"

Um dos principais pontos de cultura e lazer em Cabo Frio é a Casa Scliar. Localizada no Boulevard Canal, a casa funciona também como instituto cultural, onde estão expostas fotografias e pinturas do artista gaúcho Carlos Scliar e também de seus amigos - entre eles, Di Cavalcanti, Pancetti, Anna Letycia e Glauco Rodrigues. A novidade são as sessões cinematográficas.

O ateliê oferece cursos, workshops e palestras com profissionais de várias vertentes ligadas à arte. Em 2009 foi inaugurada uma tela de alta definição na Casa Scliar. O registro cinematográfico será passado na sala de cinema Nelson Pereira dos Santos, que tem 55 cadeiras disponíveis para exibições gratuitas de filmes de diversos artistas.

O Cine Scliar tem uma programação extensa para o mês de janeiro. Esta semana, estão programados os filmes "5x Favela" na quinta-feira (15/1) e "A Família do Futuro" no sábado (17/1). O destaque da semana fica nesta quarta-feira (14/1), quando será exibido o documentário “Uma História do Perú”, que narra a história de 34 anos do "O Perú Molhado", jornal informal e descontraído que nasceu em Búzios nos anos 80.

Com a direção de Milton Alencar e Bruna Pozzebon, o filme estreou no mês passado no tradicional cinema buziano Gran Cine Bardot. O falecimento do fundador do jornal, o argentino Marcelo Lartigue, em setembro do ano passado marcou o fim da produção do filme documental.

Com roteiro de Marcelo Lartigue, Aníbal Fernando, Sandro Peixoto e Milton Alencar, o longa-metragem tem quase 80 minutos e traz depoimentos de amigos e leitores do Perú nesses 34 anos de existência. Após 12 mil horas de filmagem, 13 anos de captação de material e muito trabalho, o documentário pretende, assim como o jornal, causar impacto com seu humor ácido e sem regras.

Segundo Sandro Peixoto, diretor de "O Perú Molhado", o fundador continua presente na redação. Mesmo com problemas financeiros para veicular as edições, o jornal nunca deixou de sair semanalmente.


Texto: Flávia Lira.

Fotos: Divulgação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS