COMISSÃO ORGANIZADA APROVA EVENTOS PARA O CALENDÁRIO DE COMEMORAÇÃO DOS 400 ANOS DA CIDADE DE CABO FRIO




Reunião na terça-feira aprovou várias propostas. "Cantando a Cidade" está marcado para a sexta-feira de Carnaval, dia 13 de fevereiro

A Comissão Organizadora dos eventos que celebrarão os 400 anos de Cabo Frio se reuniu nesta terça-feira (13/1) para discutir mais alguns assuntos relativos à programação  que vai se estender por todo o ano de 2015. Além de tratar da aprovação da proposta de criação do prêmio "Cabo Frio Quatrocentão", a reunião, a sétima da comissão, serviu também para organizar a restauração dos monumentos históricos, prevista para este ano, bem como outros detalhes dos festejos.

Um dos pontos altos foi a proposta de desapropriação da antiga estação ferroviária da cidade, situada na Avenida Wilson Mendes, que passará a se chamar Estação 400 Anos. No projeto, a estação, que fica no Jacaré, se tornará um centro cultural com oficinas, pequenos teatros para palestras e atividades que favoreçam a inclusão social das comunidades ao seu redor, além das atividades culturais como centro de memória da cidade.

Para viabilizar a execução deste projeto, uma parceria com as universidades para este fim será tentada. O projeto da Estação 400 Anos prevê ainda que, além dos produtos ligados a acervos e publicação dos editais da Secretaria de Cultura ficarem à disposição para este centro cultural, a Estação terá também uma tecnologia de ponta a serviço da comunidade.

Também ficou estabelecido que o "Viradão da História" passará a ser produção direta da Secretaria de Eventos. A "Gincana Cultural" fica a cargo da Secretaria de Educação e as "Festas dos Povos Tradicionais", sob responsabilidade da Secretaria de Turismo.

A comissão organizadora decidiu ainda pela criação de um site dos 400 anos, identificado com as propostas das festividades: o edital do prêmio "Cabo Frio Quatrocentão"; a Estação 400 Anos; a restauração dos prédios históricos; o "Cantando a Cidade" no dia 13 de fevereiro; e o desfile temático das escolas de samba, nos dia 20 e 21 de fevereiro.

Por último, ficaram definidas as ações para compor o calendário dos 400 anos para o primeiro semestre. No segundo semestre, serão agendados os projetos contemplados pelo prêmio "Cabo Frio Quatrocentão".

A Comissão destacou as seguintes atividades para compor o calendário de eventos previsto para o primeiro semestre:

13/2 - CANTANDO A CIDADE 
Apresentação dos samba enredos do desfile das escolas de samba de Cabo Frio com concurso de entrega da chave da cidade para o séquito momesco pelo prefeito Alair Corrêa.
Local: Praça Verde do Guta, às 21h

De 19 a 29/3 – SEMANA TEIXEIRA E SOUZA
Semana literária comemorativa com extensa programação sobre vida e obra do primeiro romancista brasileiro e lançamento do prêmio "Cabo Frio Quatrocentão";
Local: Praça Porto Rocha

11/4 - ROLÉ CABO FRIO
Uma série de atividades culturais e esportivas
Local: Em todo o roteiro histórico que parte do Forte São Matheus, passando pela Passagem, São Bento, Largo de Santo Antônio até chegar à praça Verde do Guta

25/5 – VIRADÃO DA HISTÓRIA
24 horas ininterruptas de várias atrações artísticas da cidade e convidados e o anúncio dos vencedores do prêmio "Cabo Frio Quatrocentão"
Locais: Acontecendo simultaneamente nos mais variados espaços culturais e praças da cidade

4/6 – TAPETE DE SAL DA HISTÓRIA
Tradicional acontecimento de confecção de tapetes, desta feita de forma temática aglutinando a cultura histórica religiosa que a cidade expressou através dos séculos. 
Local: Avenida Nossa Senhora da Assunção


Texto: Walter Biancardine | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura.

Foto: Álvaro Neves 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS