DIA DOS SANTOS REIS: TRADIÇÃO PRESENTE NOS 400 ANOS DE CABO FRIO




Folia de Reis na Praça do Guta atrai grande público e mantém viva manifestação cultural

Aconteceu nesta terça feira (6/1) na Praça Verde do Guta, orla da praia de Cabo Frio, mais uma das mais antigas manifestações culturais do Brasil: a Folia de Reis. A Prefeitura de Cabo Frio mantém viva a tradição com um trabalho que é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Um grande público, acima do esperado, não só compareceu á Folia como se reuniu em torno do palco antes mesmo da hora marcada, demonstrando uma grande expectativa em relação á Folia de Reis - uma tradição que, segundo o secretário de Cultura, José Facury, é um dos eventos que lhe dá mais prazer em realizar porque é a cultura popular em sua essência, fruto da tradição portuguesa, indígena e negra.

- Um evento como esse serve para cumprir o dever do Poder Público de zelar e preservar manifestações culturais como a Folia, seja através de incentivos ou prêmios, prêmios estes que a Prefeitura oferece desde 2013 e que são um reconhecimento pela sua resistência cultural – disse ele.

Facury ainda explicou sobre a importância da participação da Prefeitura nesses eventos.

- É importante resgatar e valorizar estas manifestações, pois observamos uma tendência de pouco a pouco se acabarem. O Poder Público deve zelar por elas e por isso demos prêmios a elas em 2013, 2014. É interessante que isso se consolide, que sejam premiadas pela sua resistência cultural. Quem tem condições de fazer isso, por enquanto, é o Poder Público – afirmou o secretário.

Quatro Folias marcaram presença, e a data de 6 de janeiro, dia dos Santos Reis, já faz parte do calendário da cidade.


Texto e fotos: Walter Biancardine | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS