ENTREVISTA: LUIZ FELIPE MARINHO, PRESIDENTE DO CONSELHO TUTELAR DE CABO FRIO




"O Conselho Tutelar é fundamental para garantir a integridade de crianças e adolescentes"

Luiz Felipe Marinho foi reeleito presidente do Conselho Tutelar de Cabo Frio e afirma que é fundamental que cada morador se torne um parceiro do órgão. Aos 30 anos, nascido e criado em Cabo Frio, o presidente faz questão de ressaltar que o Conselho Tutelar existe muito mais para proteger e do que para punir.

– O Conselho Tutelar é fundamental para garantir a integridade de crianças e adolescentes.

SECOM – Quais as ações do Conselho Tutelar em 2014?
Luiz Felipe Marinho – O balanço das ações foi de bom para ótimo, na verdade de bom para excelente. Tivemos o foco do nosso trabalho com bastante espaço na imprensa. Tentamos melhorar e aumentar a divulgação do Conselho Tutelar.

SECOM – O que mudou no serviço prestado à população?
Luiz Felipe Marinho – Hoje, nós buscamos o contato direto com a população, com o objetivo de criar a pessoalidade no atendimento. Somos mais receptivos, tentamos trazer os moradores para mais perto. Quanto mais a sociedade ficar atenta contra os abusos, mais os moradores ganham com isso.

SECOM – Como a equipe do Conselho Tutelar se preparou para a alta temporada?
Luiz Felipe Marinho – Trabalhamos em conjunto com a Prefeitura no Projeto Verão. Os nossos conselheiros trabalham no regime de plantão, inclusive aos finais de semana, e estão em alerta 24 horas.

SECOM – Alguma novidade no serviço a ser implantado?
Luiz Felipe Marinho – Temos novidade no serviço sim. O projeto dos Conselhos Tutelares Itinerantes. A nossa principal proposta é levar a estrutura do órgão para atendimento nos bairros, mais próximo da realidade das comunidades carentes, evitando assim o deslocamento das famílias até o posto fixo de atendimento. Uma ou duas vezes ao mês, um grupo de conselheiros fará atendimentos e tirará dúvidas da população.
  
SECOM – Qual a perspectiva do Conselho Tutelar para 2015?
Luiz Felipe Marinho – Esperamos que com a divulgação feita pelo órgão a população se conscientize. Assim, teremos uma aumenta na demanda do trabalho. O Conselho Tutelar é essencial para ajudar e prevenir qualquer violência e abuso contra a criança e o adolescente. 

Entrevista: Flávia Lira.

Fotos: Walmor Freitas.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS