O BLOG ALVARO NEVES "O ETERNO APRENDIZ" PASSA A POSTAR A SÉRIE DE ENTREVISTAS REALIZADA PELA ALTAMENTE PROATIVA SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO




- O Blog Alvaro Neves “O Eterno Aprendiz” inicia a partir da presente data, a postar a série de entrevista que a secretaria de comunicação da cidade de Cabo Frio vem realizando com os gestores do nosso município e divulgando na mídia alternativa da nossa cidade.

- Segue abaixo a primeira entrevista na integra referente a série acima mencionada,  que serão postadas neste Blog:


- Essa secretária com todo respeito aos demais envolvidos, está dando um show!!!


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////





Exibindo DSC_0504 Cris Mansur Ft Ari Santos.jpg


Entrevista: Cris Mansur, Secretária Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas.



Por: Alexandra Oliveira.
Foto: Ari dos Santos.


"Nós, gestores públicos, precisamos olhar com carinho a situação delicada das pessoas que se envolveram com drogas e também das famílias dessas pessoas"

A secretária Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio, Cristiane Faria Miranda, é advogada com especialização em Direito Público. Cris Mansur, como é conhecida, está no cargo desde janeiro de 2013 e foi responsável, entre outros serviços, pela implantação do Centro de Tratamento para Dependentes Químicos, que tem obtido grandes resultados na cidade e já ganhou destaque no país e no exterior como exemplo de reinserção social. A unidade já internou e tratou mais de 500 pessoas.

– Cada um tem que fazer sua parte e nós, gestores públicos, precisamos olhar com carinho a situação delicada das pessoas que se envolveram com drogas e também das famílias.

SECOM – Qual o balanço que a senhora faz das ações realizadas em 2014?
Cris Mansur – A Secretaria existe há quase dois anos e o balanço foi muito positivo, além do que eu esperava. Neste período, conseguimos promover o atendimento ambulatorial das famílias dos acolhidos, conseguimos internar mais de 500 pessoas, não tratando apenas o dependente químico, mas também oferecendo atendimento às suas famílias.

SECOM – É um bom sentimento?
Cris Mansur – Estamos felizes porque o sucesso do programa foi grande. O número de recaídas é pequeno e nós conseguimos mostrar para essas pessoas a importância da reinserção social. Então fazer um balanço deste período é fácil porque conseguimos almejar tudo aqui que estava nos planos antes da criação da secretaria. Em 2015, queremos trabalhar também com prevenção, mas quando falamos em tratamento, acolhimento e no número de pessoas que conseguimos afastar das drogas, realmente este balanço é muito positivo.

SECOM – O que mudou no serviço prestado para a população?
Cris Mansur – Na verdade, quando não existia a SEPRED, toda a família cabofriense que passava pelo problema da droga e que tinha algum ente querido com dependência química, muitas vezes era obrigada a acionar o Poder Judiciário para conseguir uma vaga de internação no Estado ou até mesmo em outro Estado para poder acolher e tratar este familiar. Hoje, com a SEPRED, conseguimos diminuir essas demandas judiciais, além de melhorar para as famílias atendidas em relação à questão econômica, porque muitas vezes, estas famílias não tinham condições de visitar o parente internado em outro lugar.

SECOM – Desta forma, a família fica mais perto do acolhido?
Cris Mansur – Exatamente.  Com a SEPRED, a família consegue estar perto da pessoa para acompanhar o tratamento e também consegue se tratar, o que é muito importante. A Secretaria não oferece tratamento apenas para o dependente químico. Nós oferecemos atendimento para toda a família, porque, na verdade, a família toda adoece e precisa de tratamento. Acho que essa mudança é o ponto mais importante na implantação do serviço em nosso município.

SECOM – Como a secretaria se preparou para a alta temporada?
Cris Mansur – Nós temos um problema muito grande em Cabo Frio por ser uma cidade turística, e na alta temporada, de uma população de mais de 200 mil habitantes, atingimos facilmente um milhão. Em parceria com outras secretarias, como Ordem Pública, Educação e Saúde, por exemplo, estamos fazendo um trabalho em conjunto porque a demanda é maior. Vamos montar stands, desenvolver campanhas educativas e explicativas com a distribuição de panfletos, e, sobretudo, apoiando a polícia na campanha de Lei Seca, já que o número de turistas que visitam a nossa região é muito grande e a ingestão de bebida alcoólica também. Acredito que desta forma o turista vai voltar para a sua cidade mais feliz e vai levar uma recordação positiva de Cabo Frio.

SECOM – Alguma novidade no serviço para ser implantada em breve?
Cris Mansur – Nós temos algumas emendas parlamentares para a realização de alguns projetos de prevenção que queremos desenvolver em comunidades mais carentes, mais atingidas pelo tráfico de drogas. Trabalhar com crianças e jovens entre 5 a 18 anos, uma faixa etária muito importante para ser cuidada. Ações contra o crack, ações culturais para desenvolver nas comunidades, e uma que reputo como o de maior importância, é o projeto Escola-Padaria, para capacitar os acolhidos da SEPRED. É uma forma que encontramos para ensinar uma profissão para essas pessoas e promover a reinserção social para mudar o rumo da vida deles, que antes viviam na ociosidade.

SECOM – Quais as perspectivas de mudança para 2015?

Cris Mansur – Este ano será voltado para a prevenção. Vamos realizar todas as formas de prevenção, porque acolher e tratar já estamos realizando. Reinserir na sociedade também fazemos no dia a dia. O que falta é cuidar da prevenção, e em 2015, teremos um grande trabalho neste sentido. Para trabalhar com prevenção, precisamos de recursos e um investimento financeiro alto, e estamos buscando parcerias. Eu acho que a secretaria mostrou o seu trabalho, um resultado de recuperação e tratamento acima da média nacional, inclusive de clínicas particulares. Hoje temos um gráfico que aponta que recuperar é possível, reinserir é mais possível ainda. Então, eu repito que o foco da SEPRED para 2015 será a prevenção.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS