SAÚDE DE CABO FRIO REGISTRA AUMENTO NO NÚMERO DE ATENDIMENTOS NAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA




Duas UPAs do município realizaram mais de 16 mil atendimentos nos 11 primeiros dias de 2015. "Estamos preparados para atender os turistas e moradores nesta alta temporada. Fizemos um cronograma de trabalho e todos estão empenhados em fazer o melhor possível", afirmou o secretário de Saúde, Dr. Carlos Ernesto Dornellas

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e têm resolvido grande parte das urgências e emergências registradas em Cabo Frio nos primeiros dias de janeiro. Com a cidade repleta de turistas, por conta da temporada de verão, os visitantes lotam as unidades instaladas no Parque Burle e em Tamoios com problemas de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, entre outros.

Só na UPA de Tamoios, nos primeiros 11 dias de janeiro, foram realizados 8.357 atendimentos. Deste total, na Clínica Médica foram atendidos 2.481 pacientes e na Pediatria 903. Outros 119 pacientes passaram pelo setor de Ortopedia e 3.403 fizeram medição de pressão arterial. A maioria dos atendimentos foi de pacientes de outros municípios, ou seja, turistas que estão na cidade passando férias e que apresentaram algum problema de saúde durante a sua estadia.

Na UPA do Parque Burle, no mesmo período, foram registrados 7.748 atendimentos, o que representa uma média de 704 pessoas/dia, número 46% superior à média diária fora ta temporada, quando são registrados cerca de 550 atendimentos. A UPA oferece uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, dentista, laboratório de exames e leitos de observação. Em Cabo Frio cerca de 90% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. A diretora da unidade, Alexandra Codeço explica que o foco da unidade é a "estabilização" do paciente.

– Todos os pacientes são acolhidos e recebem o atendimento adequado, conforme cada caso. Após a estabilização, a equipe médica pode definir pela observação curta (até 24 horas), cuidados intensivos e internação hospitalar, ou ainda orientar o usuário a buscar as Unidades Básicas de Saúde, que são destinadas ao acompanhamento diário e tratamento de pacientes crônicos, por exemplo, hipertensos e diabéticos, dentre outros – explica.

Diariamente, estão de plantão clínicos gerais, pediatras, dentistas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e da equipe de apoio. Na área de pediatria, as crianças chegam com febre, gastroenterite, infecção respiratória, alergia e outras doenças de pele. Na emergência adulta, geralmente são vítimas de acidentes de trânsito, pessoas com casos de luxações, fraturas, cortes e torções e pacientes hipertensos e diabéticos.

– Estamos preparados para atender os turistas e moradores nesta alta temporada. Fizemos um cronograma de trabalho e todos estão empenhados em fazer o melhor possível. O réveillon mostrou que deu certo o esquema de trabalho. Agora estamos nos organizando para o movimento no Carnaval, que também será mais um desafio – disse o secretário de Saúde de Cabo Frio, Carlos Ernesto Dornellas.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde.


Fotos: Til Santos.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS