TRABALHO REALIZADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS DE CABO FRIO (SEPRED), É ELOGIADO EM BRASILIA




Foto: O procurador da SEPRED, Dr. Claudio Mansur e a secretária municipal de prevenção ao uso de drogas de Cabo Frio, Cris Mansur, com o coordenador geral do FUNAD - Fundo nacional Anti-Drogas, Amilcar Barbosa Cintra. 



Titular da pasta, a secretária Cris Mansur se reuniu com o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça.

O trabalho de prevenção ao uso de drogas desenvolvido pela Prefeitura de Cabo Frio foi elogiado em reunião com representantes do Governo Federal que tratam do assunto. Nesta terça-feira (27/1), a secretária municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, Cris Mansur, foi recebida por Vitore Maximiniano, o secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ).

– Eles ficaram muito surpresos com o trabalho realizado pela SEPRED em Cabo Frio. A Política Nacional sobre Drogas (PNAD), definida pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), em 2005, prevê responsabilidade compartilhada entre União, estados, municípios e a sociedade brasileira. A União tem por dever, articular, integrar, organizar e coordenar as políticas de prevenção, atenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes de substâncias psicoativas para que os Estados e municípios sejam os executores dessas políticas. Fomos buscar novos programas para o município e eles se surpreenderam com o trabalho que já vem sendo realizado – disse Cris Mansur.

O governo federal possui um programa, "Crack, É Possível Vencer", estruturado em prevenção, cuidado e autoridade, onde todas as ações envolvem a pactuação com estados e municípios. As estratégias de prevenção estão voltadas fundamentalmente ao contexto familiar, escolar e comunitário, com disseminação contínua de informações e orientações sobre o uso de drogas. As ações de prevenção incluem a capacitação de diferentes profissionais, gestores e lideranças que trabalham diretamente com as políticas sobre drogas. A intenção é trazer este programa para o município.

– Além do trabalho que já fazemos no Centro de Reabilitação, do cuidado com os internos, do trabalho de reinserção social e o acompanhamento ambulatorial com psicólogos, tanto para dependentes quanto para familiares, também queremos começar a trabalhar com prevenção. E esse foi o ponto de partida – concluiu Cris Mansur.

Além de Cris Mansur e Vitore Maximiniano, também participaram do encontro o procurador da SEPRED, Dr. Claudio Mansur; a coordenadora de Políticas de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social do Ministério da Justiça, Andrea Leite Valério; e o coordenador geral do Fundo Nacional Anti-Drogas (FUNAD), Amilcar Barbosa Cintra.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas.

Fotos: Divulgação | SEPRED.


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS