A VACINAÇÃO CONTRA HPV COMEÇA HOJE, SEGUNDA-FEIRA EM CABO FRIO



Ao contrário do ano passado, quando a campanha foi feita nas escolas, este ano, as vacinas estarão à disposição da população somente nas unidades de saúde do município

A Prefeitura de Cabo Frio dá início nesta segunda-feira (2/3) a mais uma campanha de vacinação contra o HPV no município. Ao contrário do ano passado, quando a vacinação foi realizada com meninas de 11 a 13 anos, desta vez, a imunização será para meninas de 9 a 11 anos. A vacina protege o organismo contra o papiloma vírus, o principal responsável pelo câncer de colo de útero.

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde é quem organiza a campanha. Outra mudança adotada em relação à campanha realizada em 2014, é que a vacinação não será feita nas escolas, como aconteceu no ano passado. Desta vez, a vacina contra o HPV, estará disponível apenas nas unidades de saúde do município. A vacina será aplicada em três doses, sendo a segunda seis meses após a primeira dose, e a terceira, cinco anos depois.

– É importante lembrar que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, e por isso, a importância do uso do preservativo continua, - frisou Patrícia Freitas, coordenadora de imunização do município.

Não há contra indicação para receber a vacina. Porém, a única recomendação é de que a jovem não esteja grávida. Para receber a imunização é necessário que a adolescente leve um documento de identificação e tenha a autorização de um dos responsáveis. Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual, quando ainda não houve nenhum risco de exposição ao vírus. Além disso, quanto mais jovem o organismo, mais anticorpos ele produz, aumentando a proteção.

A Secretaria Municipal de Saúde irá intensificar a campanha aos sábados. O primeiro sábado estratégico já foi agendado para 21 de março, quando os pais poderão acompanhar as adolescentes até um posto de saúde.

– Vamos estender a vacinação para alguns sábados estratégicos para que os pais, que trabalham fora, também possam acompanhar suas filhas – finalizou.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de cem tipos. Desse total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. A vacina que está sendo aplicada no Brasil protege contra quatro tipos de vírus do HPV – 6, 11, 16 e 18. Dois deles, o 16 e o 18, respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Ministério da Saúde.  Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência da doença.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS